Bem-vindo ao nosso Blog
Imagem da notícia: Moldagem em Três Passos com Silicone de Adição

Moldagem em Três Passos com Silicone de Adição

Introdução:

As restaurações estéticas em cerâmica requerem um planejamento eficiente para que se possa reabilitar com segurança e intervenções minimamente invasivas, como as lentes de contato ou facetas estéticas (Galvão et al., 2013). Atualmente, as facetas em cerâmica são indicadas nas mais diversas situações clínicas, desde restauração estética em um dente anterior como nas remodelações estéticas de pré-molar a prémolar (Goyatá et al., 2011) e nos casos em que se deseja modificar a forma e a cor dos dentes (Araújo, 2007). Realizar um planejamento restaurador adequado, observando as características faciais e análise do sorriso do paciente bem como os aspectos de forma e cor dos dentes e a análise oclusal, observando as guias de desoclusão (Manta et al., 2011). Nas técnicas restauradoras indiretas, com as facetas e/ou as coroas totais é fundamental o profissional se esmerar nos preparos dentário e se obter uma moldagem com excelência dos dentes e das estruturas adjacentes. Para isto, o silicone de adição se apresenta como o material de eleição devido suas ótimas propriedades de fidelidade de cópia e estabilidade dimensional.

Proposição:

Este trabalho tem por objetivo demonstrar, por meio de um caso clínico, uma alternativa de técnica de moldagem com silicone de adição em três passos clínicos, com a moldagem preliminar com massa densa e as subsequentes com as pastas fluidas (Variotime® Medium e Variotime® Ligth   Flow).

Relato de Caso Clínico:

Paciente 24 anos de idade, gênero masculino, compareceu à Clínica Integrada III da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alfenas, solicitando uma resolução estética para os seus do arco superior. Inicialmente, ealizou-se um exame clínico e radiográfico, avaliando-se aspectos dentais, periodontias e oclusais e a estética do sorriso, de acordo com o aspecto facial. Sugeriu-se ao paciente a opção pelas facetas em cerâmica (dissilicato de lítio) com mínimo desgaste dental do dente 15 ao dente 25. Todas as etapas relativas ao procedimento restaurador estão demonstradas nas figuras de 01 a 12 em anexo.

A alternativa técnica de moldagem com três passos utilizando silicone de adição (Variotime® – Kulzer) está demonstrada conforme sequência abaixo:
1- Moldagem dos preparos com a silicone de adição (massa densa) com um alívio total utilizandose um filme de PVC e posterior remoção do silicone com estilete na região das ameias dentais.
2- Inserção dos fios de afastamento gengival #000 – Ultrapack (Ultradent).
3- Remoção dos fios e aplicação do silicone de adição (pasta fluida) Variotime® Ligth Flow nos dentes e simultaneamente aplicação do silicone de adição (pasta fluida) Variotime® Medium Flow na moldeira.
OBS.: para esta técnica o profissional deverá dispor de duas pistolas aplicadoras de silicone.

Materiais Utilizados:

• Variotime® Medium
• Variotime® Ligth Flow

Autores:

• Frederico dos Reis Goyatá
Especialista, Mestre e Doutor em Prótese. Professor Adjunto II de Clínica Integrada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alfenas – Alfenas-MG.

• Paulo Antônio Arantes Vieira
Especialista em Endodontia, Mestre em Dentística e Doutor em Endodontia. Professor Titular de Clínica Integrada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alfenas – Alfenas-MG.

• Francisca Isabel Ruela
Especialista em Mestre e Doutora em Dentística. Professora Titular de Clínica Integrada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alfenas – Alfenas-MG.

• Leandro da Silva Daniel
Especialista em Prótese e Implantodontia. Mestrando em Prótese.

Fotos do caso:

Fig. 1- Sorriso Inicial
Fig. 2- aspecto clínico inicial
Fig. 3 - Enceceramento diagnóstico
Fig. 4 - Sorriso após Mock up
Fig. 5- materiais utilizados
Fig. 6- Moldagem inicial
Fig. 7- Molde silicone de adição massa densa
Fig. 8- Aplicação do Silicone Light Flow
Fig. 9- silicone Medium Flow no molde
Fig. 10- Molde em silicone de adição
Fig. 11- Aspecto clínico final
Fig. 12- Sorriso final

As opiniões, suposições, interpretações e posicionamentos pessoais expressos neste blog são de responsabilidade dos autores das respectivas publicações e não refletem necessariamente o posicionamento oficial da Kulzer.

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todas as novidades e atualizações do nosso blog.

Cadastre seu e-mail

Confirme que você gostaria de receber comunicações Informe um e-mail válido

Compartilhe