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5 passos para definir a sua persona e alavancar a sua reputação digital

Que toda a estratégia de marketing é direcionada aos clientes, você certamente já sabe! Mas se quando perguntamos para você: Quem é seu cliente? A sua resposta for baseada em dados gerais como idade, renda e localização, você já está pronto para apresentar o seu público-alvo, um conceito que surgiu no contexto do Marketing 2.0, quando as marcas perceberam que falar para uma massa de consumidores não tinha tanta efetividade como teria à partir de segmentações de público.

Nesse momento as ações de marketing ganharam muito mais efetividades, pois saímos da era da mensagem em massa para a mensagem segmenta, e isso funcionou por muito tempo. Até que mesmo com a segmentação do público-alvo, a mensagem não tinha mais tanta efetividade, pois os consumidores esperavam mais dos seus fornecedores, eles desejavam personalização da mensagem, e assim nasce o conceito da persona.

Se você ainda não conseguiu entender a diferença, veja uma definição clara de público: Homem; Nasceu em 1948; Dois filhos; Grande visibilidade e status social; Saudável; Faturamento anual expressivo.

Com essa informação você já consegue segmentar de forma muito rápida o seu público-alvo e entender o tamanho de mercado do seu setor, mas será que você pode falar da mesma forma com todos os clientes que estão nessa segmentação? Se você ainda não tem certeza da resposta, vou ter dar uma mãozinha, as duas figuras abaixo estão na segmentação de público-alvo acima. 😱

Isso mesmo, em uma mesma segmentação encontramos o Príncipe Charles e o cantor e compositor Ozzy Osbourne. Certamente a forma com eles desejam ser impactados pelas empresas é diferentes, pois mesmo fazendo parte de um grupo demográfico similar, eles possuem características, comportamentos, desafios e objetivos muito diferentes. E é assim que nasce a persona!

Resumindo:

Público-alvo e persona não são sinônimos! Se você precisa realizar projeções de vendas, tamanho de mercado, tendências, etc. o público-alvo será sua informação base, mas se você precisa criar estratégias de comunicação, vendas e conversão a persona deve ser a sua ferramenta principal.

Público-alvo é uma segmentação da sociedade para quem você tem potencial de venda dos seus produtos ou serviços, baseado em dados quantitativos, abrangentes e genéricos.

Exemplo de definição de público-alvo: Homens e mulheres, de 24 a 30 anos, solteiros, graduados em arquitetura, com renda média mensal de R$ 3.500. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de viagens.

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela deve ser baseada em comportamentos, características, motivações, objetivos, desafios e preocupações que o seu cliente possui. São informações que vão além de dados quantitativos.

Exemplo de definição de persona: Pedro Paulo tem 26 anos, é arquiteto recém-formado e autônomo. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora do país, pois adora viajar, é solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio. Está buscando uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem alunos estrangeiros.

Em um primeiro momento pode até soar muito parecido, mas agora que você viu os exemplos, faz toda a diferença pensar em ações de marketing direcionadas ao Pedro Paulo e não a um extenso público-alvo, concorda?

Passos para criar a sua persona:

Organize e trate os dados existentes

Certamente você já deve ter muita informação dentro de casa e nunca catalogou, seja por falta de tempo ou até mesmo por não entender o como aquela informação seria relevante, para o seu negócio.

Busque nos seus históricos e arquivos informações como: Por quê os seus clientes buscam o seu serviço? Quando eles lhe procuram qual a maior queixa deles? Qual o diferencial eles enxergaram em você?

Colete dados novos e complementares

Quando você estiver com a primeira fase finalizada entenda quais informações você ainda precisa, para montar a sua persona e inicie uma rodada de pesquisa com os seus clientes atuais e/ou público-alvo. Lembrando que para montar a sua persona você precisa de informações como:

  • Quais sonhos e desejos minha persona possui?
  • Quais dificuldades ela enfrenta?
  • Quais são seus desafios?
  • Quais são suas frustrações?
  • Quais os canais e mídias sociais mais utilizadas?
  • Quem são seus ídolos?

Análise padrões e tendências

Agora é o momento de catalogar todos os dados que você tiver coletado, com o olhar crítico para cada resposta, visando entender quais são os padrões e as semelhanças em cada retorno, assim ficará muito mais fácil seguir para a próxima etapa e efetivamente construir  sua persona. Se você estiver com dificuldades nesse processo, temos uma ferramenta para te apresentar, o mapa da empatia, através desse documento você consegue catalogar as informações em e diferentes e visualizar melhor os resultados alcançados.

Faça o download aqui do mapa da empatia 

 

Detalhe a sua persona

Agora chegou o momento final e decisivo! Você já coletou a sua persona e fará um documento oficial que vai nortear as suas atividades, a minha sugestão é que você tenha isso impresso e fique sempre próximo da sua área e trabalho, assim sempre que você tiver dúvidas sobre a efetividade de uma ação de marketing ou comunicação que está criando você terá o arquivo oficial para recorrer.

Faça o download aqui do seu gerador de persona 

 

Esteja em constante movimento

A documentação da persona deve ser um processo vivo, pois as necessidades dos consumidores tem evoluído constantemente, por isso crie a rotina de reavaliar esse arquivo ao menos uma vez por ano.

Essa publicação utilizou referências da RD Station e Rock Content para a sua produção.

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