Blog - Momento Kulzer

Aspectos importantes para uma restauração estética durável

Dra. Patricia Ramos Lloret

Beleza e saúde são um binômio que fazem parte de um desejo tão antigo quanto a humanidade. Dentes bonitos e sorriso harmônico são um cartão de visita para a sociedade atual e restaurações estéticas perfeitas tornaram-se um fator decisivo na escolha do paciente por seu dentista.

O comportamento estético de uma resina é determinado por diferentes fatores: em primeiro lugar, o sistema de cores precisa ser bem ajustado para reproduzir as diferentes tonalidades e opacidades do dente. Em segundo lugar, a adaptação de cor às tonalidades do dente natural, ou seja, o tão conhecido efeito camaleão, onde o material se ajusta perfeitamente à cor do dente adjacente também é um fator crucial para a obtenção de restaurações bem-sucedidas. Além disso, o material deve ser resistente ao manchamento porque a restauração será diariamente exposta a várias substâncias com potencial de pigmentação.

Estudos indicam que a baixa sorção de água, alta concentração de carga, tamanho reduzido de partículas e a forte união entre carga e material orgânico, além da qualidade da polimerização do material estão diretamente relacionados à resistência ao manchamento e por consequência, a durabilidade da restauração. Por último, mas não menos importante, a qualidade do polimento e a estabilidade de um brilho de longo prazo tem uma enorme influência na aparência estética de uma restauração de resina composta.

Resinas compostas altamente estéticas apresentam uma excelente adaptação de cor, o que permite ao dentista criar restaurações imperceptíveis de forma simples. Diferentes tons e níveis de translucidez ajudam nosso olhar a se ajustar a estética da restauração em relação às estruturas adjacentes.

A resina Charisma Diamond é um exemplo de resina de altíssima qualidade estética e elevadas propriedades mecânicas que, além de todos os benefícios anteriormente citados, apresenta-se num sistema de cores extremamente simples e fácil de ser trabalhado. Com três níveis de opacidades: dentina opaca, esmalte universal e esmalte translúcido, alcança uma ampla abrangência de cores e tonalidades. O uso de nanopartículas na Charisma Diamond permite uma adaptação perfeita da cor, polimento e um brilho alto e duradouro. Além dos aspectos estéticos, Charisma Diamond, devido à sua composição única com um monômero patenteado pela Kulzer, o TCD-DI-HEA, garante uma restauração durável por sua baixa contração de polimerização, o que previne a sensibilidade pós-operatória, minimiza a infiltração marginal e o risco à fratura em cavidades com pouca estrutura de suporte.

Em suma, a escolha de um material de qualidade, o correto planejamento do tratamento e a aplicação de uma técnica criteriosa, que obedeça aos protocolos já tão bem estabelecidos pela Dentística Restauradora, garantirão a longevidade das restaurações estéticas com resina composta, além do mais importante, que é contribuir com a saúde bucal de nossos pacientes.

 

Imagem do autor
ESCRITO POR

Dr(a). Patricia Lloret

Gerente Técnico-Científico na Kulzer do Brasil

Cirurgiã-dentista, Mestre e Doutora em Odontologia Restauradora pela Universidade de São Paulo. É Gerente Técnico-Científico na Kulzer do Brasil há 13 anos.

Você também pode gostar

Escreva um comentário

Cancelar resposta