{{data}}
{{data}}
{{data}}
Enviando...
Em que pese a ausência ou diminuição do volume das papilas interproximais ser um problema relacionado à periodontia, os seus efeitos anti-estéticos fazem com que haja necessidade de uma abordagem multidisciplinar.
O Black space dental é um espaço que aparece entre os dentes quando o tecido gengival não segue o seu respectivo contorno e expõe o fundo escuro da cavidade bucal, especialmente na ausência ou anatomia incorreta das papilas gengivais.
À parte da doença periodontal, a etiologia dos triângulos negros é multifatorial e pode estar relacionada a procedimentos cirúrgicos, ortodônticos, reabsorções ósseas idiopáticas e restaurações iatrogênicas.
Muitas técnicas de recomposição papilar cirúrgicas e não-cirúrgicas são propostas pela literatura, dentre elas o recontorno dental com resina composta, procedimento relativamente simples, que quando corretamente executado, além de obliterar os chamados “black spaces” contribuem para a indução da formação papilar, acompanhando o contorno das restaurações.
O presente caso clínico ilustra o fechamento de triângulos negros e recontorno dental em uma paciente do sexo feminino, com histórico de tratamento ortodôntico e cirurgia ortognática empregada para correção de severa disfunção e dismorfia crânio-mandibular.
Para tanto empregou-se a resina composta Charisma® Diamond cor A1 para esmalte e translúcida CO. As restaurações foram executadas de forma direta, sem enceramento de diagnóstico, utilizando-se de uma matriz metálica apropriada única anterior.
Fotos do caso:
O fechamento de black space dental e o recontorno anatômico utilizando resina composta Charisma® Diamond demonstraram ser uma abordagem eficaz e esteticamente satisfatória. Este procedimento destacou a versatilidade da resina composta na indução da formação papilar e na eliminação dos triângulos negros.
Em meio a desafios estéticos relacionados às papilas interproximais, a resina composta Charisma® Diamond oferece uma solução promissora para a restauração da harmonia estética e a satisfação do paciente.
Materiais utilizados:
Autor:
Especialista, mestre e doutor em dentística restauradora.
Professor da disciplina de odontologia clínica integrada da Universidade de Franca.