Como os dentistas e suas equipes podem lidar com as preocupações e dúvidas dos pacientes? O Dr. Kenneth Lee fornece simples e valiosos conselhos sobre como manter corretamente sua saúde bucal e como eles podem ajudar seus pacientes
PARA DENTISTAS
- Esteja aberto às mudanças. Ouça seus pacientes quando eles quiserem compartilhar com você o que encontraram na internet.
- Oriente seus pacientes sobre quais websites contém informações precisas e de fácil entendimento.
- Sugira temas específicos, eliminando a sobrecarga com o grande volume dos resultados de uma pesquisa muito ampla.
- Desenvolva continuamente suas habilidades de comunicação para poder identificar e abordar possíveis preocupações dos seus pacientes. Dúvida e medo afetam severamente a adesão do paciente ao tratamento.
- Esclareça possíveis mal-entendidos. Se o tempo de uma consulta é insuficiente, ofereça outra consulta para a conclusão da conversa.
- Tenha empatia com seus pacientes para que eles se sintam à vontade para se expressarem. Eles podem revelar informações importantes que irá ajudá-lo a optar pelo tratamento mais adequado.
PARA A EQUIPE DO CONSULTÓRIO
- Existem muitas razões pelas quais os pacientes podem se sentir desconfortáveis antes do tratamento. Podem surgir dúvidas sobre o tratamento após a busca e leitura de informações encontradas na internet. Pergunte aos pacientes o que eles sabem sobre sua condição. Se os pacientes perceberem que você está ouvindo, eles podem se sentir à vontade para se expressarem.
- Alguns pacientes podem preferir se abrir para você ao invés de fazê-lo com o dentista. Se os pacientes compartilham suas preocupações com você, incentive-os a conversar com o dentista sobre o que eles encontraram na internet.
- Alguns pacientes podem ter vergonha de admitir ao seu dentista que estão procurando informações on-line, porque não querem descartar essas pesquisas. Deixe-os saber que uma das mais importantes responsabilidades do dentista é fornecer informações completas ou esclarecer quaisquer dúvidas ou mal-entendidos.
- Use tempos de espera para dar suporte aos pacientes nas tomadas de decisões concientes. Se você tiver informações sobre uma condição ou tratamento específico, entregue-o ao paciente e incentive-o a falar sobre o assunto.
- Dê um passo adiante: Você mesmo pode guiar os pacientes através da internet. Use pôsteres ou folhetos em indicações e terapias com códigos QR ou URLs para os levar a sites com informações confiáveis e de fácil entendimento.