Bem-vindo ao nosso Blog
Imagem da notícia: Dia do Cirurgião-Dentista

Dia do Cirurgião-Dentista

Se procurarmos no dicionário por cirurgião-dentista encontraremos a seguinte definição: “Dentista que se especializou em cirurgia, que realiza cirurgia em seus pacientes; Pessoa que se especializou em odontologia e em cirurgia odontológica.”

Mas para a Kulzer essa definição vai muito além, o cirurgiã-dentista é um agente transformador de vidas, através de suas mãos milhares de pessoas retomam o direito de sorrir e de realizar atividades básicas do dia a dia. A Odontologia é uma área de estudo e de atuação ampla, que gera emprego, conhecimento, inovação, tecnologia e proporciona qualidade de vida.

Com tudo isso em mente e no dia em que comemoramos 134 anos do decreto de oficialização da profissão no Brasil, convidamos as duas cirurgiãs-dentistas que trabalham na Kulzer Brasil, para que elas dividam as suas experiências e aprendizados da profissão:

Regiane Marton, cirurgiã-dentista e farmacêutica de profissão atua na Kulzer Brasil há 15 anos como Gerente Geral. Dra. Patricia Lloret é PhD em Odontologia Restauradora – área de concentração: Dentística e também está conosco há 15 anos como Gerente Técnico Cientifico.

Kulzer Brasil: Quando e por que você decidiu cursar Odontologia?

Patricia Lloret: Optei por cursar Odontologia, já nos primeiros anos do colégio, durante um período em que estava em tratamento ortodôntico, e com isso, acabei tendo maior proximidade com a profissão. Tive a certeza de que queria estudar alguma área da saúde e a partir do incentivo da profissional que me atendia, fiquei encantada com a possibilidade ajudar a restabelecer a saúde das pessoas.

Regiane Marton: Eu sempre gostei muito da área de saúde. Me formei em colégio técnico de Patologia Clínica e sempre desejei seguir carreira na área de saúde. A Odontologia trazia para mim a ideia de cuidar, de trabalhar com saúde e de uma profissão que pode transformar a vida das pessoas.

KBR: Durante a faculdade você se imagina em alguma posição profissional?

PL: Na Faculdade, acabei despertando meu interesse para pesquisa e para a vontade de descobrir coisas novas que pudessem ajudar no desenvolvimento da Odontologia. Participei desde cedo um Projeto de Monitoria, na área de Patologia e procurei sempre me envolver em trabalhos de iniciação científica.

RM: Sim! Eu sempre gostei de Dentística e Endodontia! E já no 3º ano de faculdade consegui vaga de monitoria na disciplina de Dentística, ainda não sabia, mas começava ali minha paixão por colaborar e compartilhar conhecimentos.

KBR: Quando a jornada acadêmica e corporativa entrou na sua vida?

PL: Foi na graduação tive a certeza de que meu caminho se direcionaria para uma formação acadêmica. Tão logo me formei, iniciei estágios clínicos no Departamento de Dentística da Faculdade de Odontologia – UNESP – de São José dos Campos e no ano seguinte, iniciei um projeto de pesquisa no Departamento de Odontologia Restauradora, da Universidade de São Paulo. A partir daí, participei dos programas de Mestrado e Doutorado no Departamento de Odontologia Restauradora da Universidade de São Paulo e ainda na fase de defesa de tese, há quinze anos atrás, surgiu a oportunidade de trabalhar no recém-criado Departamento de Marketing Científico da Kulzer Brasil, onde inicie como Coordenadora e hoje sou responsável pela Gerência da área.

RM: Assim que me formei fui convidada por um professor para compor o time numa empresa japonesa, como Gerente de Produto, com função principal de ensinar sobre os produtos para a equipe de vendas. Nessa época conciliava atividade clínica e corporativa! Aos poucos fui descobrindo uma parte do mundo Odontológico, que não se vê na faculdade. Atuei em desenvolvimento de material para gestão e treinamento de pessoas, assuntos regulatórios e todos seus desdobramentos, desde a pesquisa e desenvolvimento dos produtos odontológicos até toda a regulamentação do setor, seja para produto, para serviço ou para indústria. E então fui convidada para compor o time Kulzer, em 2006! Dali em diante, o encantamento pela Odontologia “corporativa” tomou conta da minha vida profissional! Conhecer e compartilhar com pessoas de todo o mundo (são mais de 20 subsidiarias Kulzer), com órgãos regulatórios, com associações, com linhas de produção, com projetos globais, aprender sobre gestão de negócios e liderança de pessoas e, tudo no segmento Odontológico que havia escolhido para mim, sempre foi fascinante! E após um programa de treinamento na Alemanha, fui convidada para assumir a subsidiaria Kulzer no Brasil!

KBR: Qual o maior desafio e realização que a Odontologia apresentou para você?

PL: O maior desafio foi um trabalho interno, de entender e acreditar que a Odontologia vai muito além da atuação clínica, que ela pode nos proporcionar inúmeras possibilidades de atuação em diversas áreas e que, além de tudo, é possível alcançar a satisfação e o reconhecimento profissional, atuando em segmentos talvez menos óbvios para o profissional de Odontologia.

RM: Um grande desafio foi complementar meu conhecimento tão técnico, adquirido na Faculdade de Odontologia, com conhecimentos administrativos. Após a conclusão da faculdade de Odontologia, fiz graduação em Farmácia, especialização em Assuntos Regulatórios, especialização em Gestão de Negócios e inúmeros cursos de liderança e negócios B2B.Mas sem dúvida o maior desafio e também realização estão no mesmo momento, assumir como CEO da subsidiaria Kulzer Brasil, com todas as alegrias e desafios de ser empresária no Brasil, mulher no mundo dos negócios e uma cirurgiã-dentista na Odontologia que não se aprende na faculdade.

KBR: O que a Odontologia representa para você?

PL: A Odontologia representa a minha realização profissional, representa um estímulo que me instiga a estudar e me atualizar constantemente, a ter uma visão ampla do que representa essa profissão tão linda e o quanto ela é capaz de melhorar a vida das pessoas.

RM: Realização! De carreira, de vida profissional e pessoal, de propósito! Quando penso que atuo cuidando de pessoas, direta e indiretamente, que minhas atividades diárias contribuem para transformação de vidas, seja pela liderança de equipes que trabalham no mesmo proposito, seja pela atuação num segmento que promove saúde e sorrisos, sinto Realização!

RM: Qual a mensagem você gostaria de compartilhar com a próxima geração de cirurgiões-dentistas que estão se formando?

PL: Estudem muito e mantenham-se atualizados. Estejam abertos e preparados às diversas oportunidades que se apresentem, mas acima de tudo, façam tudo com muito amor, dando o melhor de si, pensando no benefício do próximo!

RM: O curso de graduação é uma base para qualquer futuro que você queira escolher. Descubra qual é seu propósito, procure o que te traz paixão, se dedique de verdade, esteja aberto a novos mundos, experimente sempre e muito, se dê oportunidades, seja um eterno aprendiz! Lembrem-se que vivemos no coletivo e temos uma missão individual, pense qual é a sua parte! É longe dos “modelos prontos” e fora da zona de conforto que estão as grandes conquistas e realizações.

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todas as novidades e atualizações do nosso blog.

Cadastre seu e-mail

Confirme que você gostaria de receber comunicações Informe um e-mail válido

Compartilhe