Bem-vindo ao nosso Blog
Imagem da notícia: Dia do Técnico em Prótese Dentária

Dia do Técnico em Prótese Dentária

Hoje, dia 05 de Novembro, a profissão de Técnico em Prótese Dentária completa 42 anos no Brasil, contando com mais de 23 mil profissionais em atividade.

Essas profissionais são de extrema importância na restauração da autoestima e funções mastigatórias dos pacientes.

Responsáveis por trabalhos minuciosos, é pelas mãos do técnico em prótese dentária nasce a esperança de uma nova vida para muitas pessoas.

Dessa forma, convidamos Luciana Rocha, Selma Neili, e Delmira Barreira, nossas 3 Técnicas em Prótese Dentária que atuam como especialistas de negócios na Kulzer para compartilhar um pouco em como essa especialização impactou no dia a dia de trabalho delas. 

  • Quando e por que você decidiu cursar o curso técnico em prótese dentária?

L: Cursei em 2017. Decidi cursar quando vi que precisava oferecer um atendimento mais técnico e capacitado aos meus clientes.

S: No ano de 2000 entrei para trabalhar na Degussa com prótese dentaria, e assim que comecei a visitar os laboratórios, senti a necessidade de fazer um curso voltado para cerâmica, pois assim eu mesma saberia como fazer uma melhor explicação e uma demonstração básica do produto que eu estava vendendo, além do mais estaria falando a mesma linguagem do técnico.

D: Em 2004 eu morava no interior do Ceará, era estudante, e meu sonho era voltar a morar na capital, porém precisava de um trabalho. Adorava fazer bijuteria, foi onde minha prima casada com um dentista viu a oportunidade de trabalhar para eles no laboratório fazendo aparelhos ortodônticos, já que eu tinha uma ligação boa com os alicates.

Aprendi do zero dentro do laboratório e no decorrer do tempo apareceu a oportunidade de fazer o curso técnico em prótese dentária, aproveitei e fui fazer para aprender outras coisas dentro do laboratório.

  • Durante o curso você se imaginava em alguma posição profissional?

L: O único intuito era oferecer um atendimento personalizado para o cliente Kulzer, dar enfase peculiar e particular a cada cliente, porque as necessidades as vezes podem ser as mesmas, mas com nichos e focos diferentes, então através do curso de técnico em prótese dentária eu pude entender melhor as necessidades do meu cliente.

S: Sim, trabalhando na área comercial, com um pouco mais de conhecimento científico.

D: Durante o curso eu fui aprimorando as técnicas e aprendendo outras, pensei em fazer odontologia, mas o que eu gostava mesmo era do laboratório.

  • Qual o maior desafio e realização que a Odontologia te trouxe? 

L: O desafio foi me formar no curso técnico de prótese dentária devido ao tempo e conciliação com as viagens, já uma das realizações foi entregar um atendimento técnico para o cliente.

S:  O maior desafio foi aprender a fazer trabalhos manuais, sempre tive dificuldade em trabalhos manuais, e com a prótese eu consegui desenvolver um pouco dessa minha não habilidade, aprendendo a aplicar cerâmica, e ter um olhar mais crítico perante detalhes dos trabalhos produzidos. Como realização foram várias, pois pude me desenvolver profissionalmente, pessoalmente, conhecer um mundo do qual não sabia que existia, conhecer as maiores cidades do Brasil e alguns outros países, técnicos artistas que estavam escondidos e ajuda-los a se lançar e ficar conhecidos nesse meio.

D: Meu maior desafio foi aprender e dar conta da demanda que na época era muito grande, afinal eu trabalhava em torno de 12h por dia, mas que no final era gratificante ver onde eu cheguei e o resultado. Tive várias conquistas com o que eu ganhava e ganhei amizades maravilhosas que até hoje estão próximas.

  • O que a Odontologia representa para você? 

L: Representa a entrega de sonhos, ela devolve a felicidade em poder sorrir novamente, pois não é somente o sorriso, ele envolve a trajetória, uma vida que a pessoa expressa através dos dentes.

S: Realização, sou uma pessoa que não consegue ficar parada atrás de uma mesa e um computador, e o fato de poder estar em vários lugares, falar com varias pessoas durante o mesmo dia é muito gratificante, todos os dias aprendo um pouco mais.

D: Foi através da Odontologia que eu tive a oportunidade de mudar minha vida e conquistar sonhos.

  • Qual a mensagem você gostaria de compartilhar com a próxima geração de técnicos que estão se formando? 

L: Que a odontologia entrega SONHOS e vai muito além de um simples sorriso.

S: Nunca pare de estudar e foco no digital, pois hoje vivemos no mundo digital e esse mundo já está sendo totalmente aplicado dentro da prótese. O digital oferece qualidade, tempo e diversas ferramentas de trabalho. O digital não é o futuro, é o agora, e com ele você acaba se desenvolvendo cada vez mais.

D:  Valorize sua profissão, ser técnico em prótese é ser um verdadeiro artista, se dedique, estude e pratique o que você gosta, no final será bem compensado! Dentro de um laboratório existe várias funções e tipo de trabalho, veja qual você se identifica mais e estude para ser o melhor.

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todas as novidades e atualizações do nosso blog.

Cadastre seu e-mail

Confirme que você gostaria de receber comunicações Informe um e-mail válido

Compartilhe