“Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”.
Esse é o conceito de saúde adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948 que, mais que uma definição, simboliza um compromisso e um horizonte a ser alcançado.
Saúde é um valor coletivo que dever ser assegurado sem distinção de etnia, religião, condição socioeconômica ou ideologia política.
A saúde é uma condição dinâmica, para ser alcançada e mantida precisa de ação contínua e depende não somente do indivíduo, mas também de um contexto interno e externo, muitas vezes não controlável, de questões culturais e conhecimento dos limites do corpo e da mente.
Pensando em bem-estar físico, mental e social, o corpo deve ser considerado como um todo, um sistema que funciona integralmente, engrenado e em harmonia, o que é conhecido como saúde sistêmica.
Além da integralidade da saúde sistêmica do indivíduo, seu corpo físico e mente, a sociedade na qual vivemos tem um importante e fundamental papel nessa jornada de viver bem e com saúde em dia!
Ar limpo, água e comida são essenciais para saúde e devem estar disponíveis a todos.
Sendo assim, a saúde do nosso planeta, precisa estar em dia para que nossa saúde esteja também!
Mais do que a reflexão e a teoria sobre saúde, é de fundamental importância pensar em nossa atuação individual e coletiva para promoção da nossa saúde e saúde do nosso planeta.
Pensar e agir para que as economias sejam focadas na saúde e no bem-estar, as cidades habitáveis, e as pessoas possam ter controle sobre sua saúde e a saúde do planeta!
No mês de agosto celebramos o Dia Nacional da Saúde!.
“Nosso Planeta, Nossa Saúde” é o tema desse ano da OMS/OPAS.
Convidando a todos para essa importante reflexão e atuação em prol de #UmFuturoMaisSaudável
Convido a todos para acessar o site da OPAS/OMS https://www.paho.org/pt/campaigns/dia-mundial-saude-2022 e entender melhor como você pode ajudar a proteger nosso planeta e nossa saúde!
Vamos todos juntos, inspirar, transformar e atuar para que sejamos saudáveis, num planeta saudável! 😉
Escreva um comentário