Bem-vindo ao nosso Blog
Imagem da notícia: Dicas de aplicação com  dima Print Cast Ruby

Dicas de aplicação com dima Print Cast Ruby

O fluxo de trabalhado em impressão 3D traz uma série de vantagens, principalmente ao que se refere à produtividade e precisão nos resultados de trabalhos indiretos. Um ótimo exemplo disso, é a produção de coroas em resina calcinável para a posterior obtenção de coroas definitivas em cerâmicas prensáveis. Neste trabalho em especial, elimina-se a etapa de enceramento e se agiliza de sobremaneira o fluxo de trabalho para produção de peças definitivas. 

Abaixo, você poderá acompanhar o passo a passo simples da produção de 6 coroas totais anteriores utilizando o fluxo digital. Seguir cada uma das etapas é de fundamental importância para a produção de trabalhos finais com as propriedades mecânicas e de precisão requisitadas. 

1 – O primeiro passo é a obtenção do design das peças a partir de um software CAD de design, seguindo os critérios e diretrizes consolidados na área de Prótese para que se promova a completa restauração dos elementos de forma estética e funcional, preservando os preceitos de promoção da saúde. 

2 – Uma vez, tendo o arquivo das peças desenhadas salvas na extensão .stl, estes devem ser transferidos à impressora através de uma unidade de USB ou via internet, uma vez que o computador e impressora estejam ligados à mesma rede.  

3- A partir daí, deve-se fazer a busca pelo trabalho salvo na impressora, e posicioná-lo no CAM da impressora, seleciona-se a resolução desejada e o material que será utilizado – dima Print Cast Ruby. 

 

 

4 – Após a finalização do processo de impressão, as peças devem ser lavadas em álcool isopropílico. A Kulzer tem disponível em seu sistema de impressão 3D, o equipamento cara Print Clean, que é um equipamento que permite uma limpeza controlada das peças, sem a necessidade do operador manusear o álcool isopropílico e com economia de produto. Como a cara Clean tem um sistema de agitação do álcool, para essas peças menores, tem-se o resultado desejado em apenas 2 minutos. 

 

5- Após a lavagem dos trabalhos é importante que se proceda a pós-cura das peças. Só assim, pode-se garantir a obtenção de resultados precisos e com as propriedades mecânicas desejadas. A recomendação da Kulzer é pelo uso do aparelho HiLite Power 3D, por 3 minutos, neste caso. Para outras resinas e trabalhos, é importante seguir os parâmetros recomendados, que se encontram no Guia de Aplicação da impressora. 

 

 

6 – Finalizado todo o ciclo de trabalho, tem-se peças extremamente bem adaptadas ao modelo e com uma característica superficial lisa, que requer o mínimo de desgaste e acabamento. 

Imagem 4 – Perfeita adaptação do trabalho impresso nas margens do preparo 

Imagem 5 – característica de lisura superficial 

Imagem 6 – Trabalhos posicionados no modelo impresso em dima Print Stone Beige – Kulzer 

Imagem 7 – Resultado final das coroas impressas na resina calcinável dima Print Cast Ruby 

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todas as novidades e atualizações do nosso blog.

Cadastre seu e-mail

Confirme que você gostaria de receber comunicações Informe um e-mail válido

Compartilhe