A impressão digital já é uma realidade no dia a dia de muitos laboratórios e sem dúvida, esta é uma tecnologia que vem tomando um espaço cada vez maior nos ambientes de trabalho de técnicos em prótese dentária e cirurgiões-dentistas. Diversos são seus benefícios, dentre eles, a possibilidade de se trabalhar em um ambiente mais limpo, ganho de agilidade, reprodutibilidade e a obtenção de resultados altamente precisos. Para garantir tudo isso, é importante selecionar materiais e equipamentos de qualidade e seguir as recomendações e instruções de uso dos fabricantes.
Separei algumas dicas para a obtenção de modelos impressos, com gengiva artificial com excelência técnica e precisão.
Com relação aos modelos e gengiva artificial impressos na impressora cara Print 4.0, com as respectivas resinas dima Print Stone Beige e dima Print gingiva Mask, ambos da Kulzer, podemos citar alguns cuidados importantes:
Dica 1: Sempre verifique se a malha não está corrompida ao abrir o arquivo no software cara CAM.
Dica 2: Realize o posicionamento correto do modelo na plataforma de impressão, mantenha a base está colada ao plano horizontal ou com os suportes. Nunca pule a etapa de verificação do fatiamento do arquivo no cara CAM, para que se tenha a certeza de que a malha não estará com falhas.
Dica 3: Sempre realizar a etapa de pós-cura, de acordo com as instruções do fabricante. Desta forma, tem-se a garantia de que o trabalho atinja a resistência mecânica adequada, sem que haja fragilidade e risco de fratura ou distorção.
Dica 4: Ao posicionar a gengiva para impressão, tenha cuidado ao posicionar os suportes, pois em alguns casos, pode haver variação de altura e a necessidade de uma quantidade maior de suportes em determinadas áreas.
Dica 5: Após a impressão, deixe escorrer o excesso de resina que ficará na plataforma para que não interfera na adaptação da peça.
Dica 6: Após a conclusão da impressão dos trabalhos, sempre faça a limpeza com álcool isopropílico, e então proceder à secagem do seu modelo para que ele não fique com manchas brancas após a polimerização. O uso de outros tipos de álcool em lugar do isopropílico pode interferir negativamente na qualidade final do trabalho. O uso de luvas é uma medida de proteção que nunca deve ser negligenciada pelo operador.
Definitivamente a tecnologia de impressão 3D é uma solução altamente segura e eficaz, que promove inúmeros benefícios aos técnicos em prótese dentária e cirurgiões-dentistas e, principalmente, aos pacientes, por possibilitar tratamentos mais viáveis e em menos tempo.
Escreva um comentário