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O trabalho no laboratório é uma corrida constante contra o tempo, como Hans Gerd Hebinck aprendeu com sua experiência como Dental Coach para laboratórios. Ele explica como isso afeta a qualidade do trabalho e a vida dos funcionários, além de oferecer dicas para aliviar o estresse do laboratório.
Sr. Hebinck, hoje os Técnicos em Prótese Dentária têm menos tempo do que há 10 anos? Quais são os desafios típicos que os laboratórios enfrentam em termos de gerenciamento de tempo?
A gestão de tempo nos Laboratórios de Prótese sempre foi um desafio, por exemplo, quando se recebe um grande número de reparos, isso pode deixar a agenda em desordem o dia todo. Nos últimos anos, altos e baixos sazonais na demanda aumentaram significativamente e isso é um desafio adicional para essa gestão.
Muitos laboratórios de prótese tiveram que lidar com quedas inesperadas de pedidos – e que estava fora dos habituais meses ruins como janeiro. Por outro lado, alguns laboratórios receberam um número tão alto de pedidos em vários meses que eles mal tiveram a chance de recuperar o fôlego. Uma maneira de cobrir esses períodos de pico é a terceirização de serviços de fresagem, por exemplo, o que pode ser feito facilmente hoje em dia com o CAD/CAM. Esse processo não é apenas uma boa maneira de aliviar a pressão em momentos conturbados, mas também pode ajudar a evitar problemas de qualidade, à partir de erros gerados por estresse. Com a minha experiência, laboratórios que sabem gerenciar ativamente atividades e tempo em momentos de pressão se beneficiam de um melhor clima organizacional, maior satisfação dos funcionários e clientes.
Outro desafio é a tendência crescente entre os consultórios para permanecer aberto por mais tempo. Para os laboratório, isso é é um adicional e carga de trabalho que exige mais coordenação da equipe.
Qual é a sua experiência: Como essa pressão de tempo constante afeta o trabalho de um técnico, seu desempenho e bem-estar?
As pessoas gostam de seu trabalho quando os requisitos de seu trabalho correspondem às suas capacidades. Pesquisas mostram que um pouco de estresse pode ser recompensador para um indivíduo, desde eles mantêm o controle da situação. Mas se um técnico vê seu trabalho como uma corrida constante contra o relógio, este é um sinal de que ele está sobrecarregado. Isso pode ser desmotivador e cria uma sensação de estresse.
Existem maneiras de sair dessa armadilha? Quais são suas recomendações: O que um técnico pode fazer? O que pode ser feito pelo laboratório?
Uma boa comunicação é fundamental para lidar com pressão do tempo. Isso inclui reuniões regulares de equipe, mesmo em situações estressantes e períodos ocupados. Eu sei que laboratórios frequentemente negligência isso com o argumento de falta de tempo. Os hospitais mostram como funciona: mesmo que seja difícil planejar um dia com antecedência, uma breve atualização de status ajuda todos a enfrentar o dia mais facilmente. Então o indivíduo sente que está em boas mãos mesmo em tempos de demandas excessivas. Para manter os funcionários a bordo, eu também recomendo reuniões de equipe mais aprofundadas com planejamento de longo prazo.
Além disso, as pessoas precisam melhorar seu autogerenciamento. Uma pergunta que todo técnico em prótese dentária deve se perguntar é: O que posso fazer para ajudar a me sentir melhor quando estou sob pressão e com tempo justo? Obviamente, o técnico não pode influenciar quantos reparos entram, mas ele pode aprender a ter uma certa atitude para situações estressantes, que ajudam a realizar seu trabalho com mais eficiência.
Isso afeta a maneira como o corpo reage ao estresse. Existem várias abordagens para treinar seu autogerenciamento..
Para proprietários ou gerentes de laboratório, vale a pena participar de um treinamento sobre gerenciamento de funcionários, para o próprio desenvolvimento também. Para poder apreender e praticar ferramentas de gerenciamento de tempo, como programação ou oportunidades digitais, você primeiro precisa de uma gestão eficaz e um bom espírito de equipe. A base para isso está em ouvir. Em uma equipe que se comunica efetivamente, é mais fácil de compartilhar a carga de trabalho, mesmo que as solicitações dos clientes seja difíceis de cumprir. Outra coisa que é frequentemente esquecida em trabalho diário: pode ser difícil, mas gratificante dizer “Não” ocasionalmente – para uma interrupção desnecessária. Isso economiza tempo e energia para o que é essencial para o sucesso pessoal e bem-estar. E isso ajuda a aliviar os períodos mais difíceis.