Bem-vindo ao nosso Blog
Imagem da notícia: Guia para Reparos intraorais de sucesso

Guia para Reparos intraorais de sucesso

Por muito tempo, reparos de restaurações tiveram o estigma de algo não profissional, algo que deveria durar apenas por um curto período de tempo. Todo profissional em algum momento, já deve ter se aventurado de alguma forma a fazer algum tipo de reparo, no entanto, sem nunca mencionar, por normalmente ser um procedimento não muito estético e por ter a sensação de não ser uma técnica comprovada. Graças ao advento dos adesivos universais, foram abertas novas possibilidades de tratamento. Esses adesivos unem diversos materiais distintos, permitindo ao dentista reparar restaurações insatisfatórias.

Além disso, existe um consenso na comunidade científica internacional que restaurações com pequenas falhas devem ser reparadas ao invés de serem substituídas. Esta abordagem é minimamente invasiva, já que preserva estruturas dentárias sadia que de outra forma seriam removidas. O Prof. Roland Frankenberger da Universidade de Marburg, Alemanha, um perito internacionalmente renomado em Odontologia adesiva, declarou durante a assembleia IAAD de 2017 que “o ciclo de re-odontologia mata mais dentes do que as cáries!”.

As restaurações de resina composta têm um período de reposição médio de 5 a 7 anos. Cada reposição aumenta a cavidade até um ponto em que a polpa seja afetada. Complicações pós-operatórias podem acontecer, eventualmente tratamento endodôntico pode ser necessário e possivelmente falhe. Quando perguntado, pacientes preferem pelo tratamento minimamente invasivo. Eles preferem evitar o desconforto pós-operatório, o tratamento endodôntico e os elevados custos dos trabalhos de próteses e implantes caros. Antigamente, vários estudos confirmaram a longevidade de reparos de restauração. Em 2013, uma importante revisão de literatura já recomendava protocolos de reparo para o tratamento de restaurações imperfeitas.

Em resumo, pode-se dizer que os reparos deve ser a opção de tratamento de eleição para imperfeições nas restaurações localizadas. Eles podem economizar tempo, dinheiro e boa estrutura dentária para o paciente. O consultório odontológico pode se beneficiar com pacientes satisfeitos e obter mais recomendações boca a boca.

O GLUMA® Bond Universal ajuda perfeitamente os cirurgiões-dentistas a aumentar a durabilidade dos reparos das restaurações.

Reparo intraoral de uma cerâmica à base de silicato/vitrocerâmica

Situação clínica: cáries secundárias nas inlays de cerâmica à base de silicato na distal do 16. Cáries causadas pela restauração 17. Esta restauração tinha uma falha grande onde o alimento ficava impactado.
Evidenciação da falha da restauração do dente 17, por meio da imagem radiolúcida na mesial da restauração de resina composta. A cárie se extendeu em direção da superfície interproximal.
Dente 16 após remoção de grande quantidade de tecido cariado sob a restauração de cerâmica à base de silicato. Primeiramente a cavidade do dente 17 restaurada, usando o GLUMA® Bond Universal e resina composta. Uma matriz seccional justa foi aplicada e
ajustada para modelar a superfície de restauração. O ajuste firme da matriz permitiu também um adequado controle de contaminação. A cerâmica foi asperizada com uma ponta fina de diamante. Pode-se fazer o jateamento intraoral da superfície cerâmica.
realizado o condicionamento seletivo do esmalte com o GLUMA® Etch gel. Silanização somente da superfície cerâmica à base de silicato, usando o GLUMA® Ceramic Primer.
Superfície brilhante de toda a cavidade após aplicação, secagem com ar e fotopolimerização do GLUMA® Bond Universal.
Restauração final do 17 e 16 usando Charisma® Classic imediatamente após o tratamento

GLUMA® Bond Universal
– Permite tratamentos restauradores conservadores;
– Sem a necessidade do uso decáustico ácido fluorídrico na bocapara condicionamento de cerâmicaà base de silicato.

Reparo intraoral de uma restauração de resina composta

Situação clínica: restauração de resina composta fraturada.
. Asperização da superfície com uma ponta diamantada fina.
Aplicação de forma ativa do GLUMA® Bond Universal por 20 segundos.
Dica: Escolha o aplicador adequado, dependendo do tamanho da cavidade: Vermelho para grandes cavidades e verde para as menores.
Restauração após aplicação do Charisma® Diamond.
Reparo realizado com resina composta, após acabamento e polimento.

GLUMA® Bond Universal permite
Reparos minimente invasivos das restaurações de resina composta;
Preservação da estrutura dentária sadia;
Aumento da longevidade da restauração.

Reparo intraoral de uma prótese fixa metalo-cerâmica

Situação clínica: fratura da faceta cerâmica de uma prótese metalo-cerâmica. A superfície foi asperizada com uma ponta diamantada fina. Alternativamente, a superfície de restauração pode ser jateada.
Jateamento da superfície de cerâmica de metal.
Silanização com o GLUMA® Ceramic Primer para melhorar a adesão da cerâmica (à base de silicato). Após esta etapa, aplicar o GLUMA® Bond Universal, secar com jato de ar e fotopolimerizar
Baseliner
Mascare a superfície do metal com Charisma® Diamond na cor OB.
Estratificação de restauração usando a Charisma® Diamond e polimento
Restauração Final.

Dica: Jateamento não é obrigatório mas promove melhores resultados na resistência de união.

GLUMA® Bond Universal
– Permite reparos de restaurações indiretas (metalo-cerâmica ou porcelana sobre zircônia);
– Aumenta a longevidade da restauração;
– Evita custo altos desnecessários para os pacientes com a troca das restaurações.

 

Quer saber mais sobre o tema? Então clique na imagem abaixo e acesse o Guia de aplicação GLUMA Bond Universal.

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todas as novidades e atualizações do nosso blog.

Cadastre seu e-mail

Confirme que você gostaria de receber comunicações Informe um e-mail válido

Compartilhe