Bem-vindo ao nosso Blog
Imagem da notícia: Implante dentário imediato com cirurgia guiada

Implante dentário imediato com cirurgia guiada

Com o avanço da odontologia digital, profissionais têm adotado novos recursos para simplificar o dia a dia clínico. Acompanhado a tendência, a cirurgia guiada para implante dentário está se tornando mais frequente, oferecendo benefícios superiores às técnicas convencionais. 

Quando bem utilizada, essa abordagem possibilita um posicionamento preciso, tornando o procedimento minimamente invasivo e melhorando o pós-operatório. Um notável avanço é o implante imediato, que permite colocá-lo logo após a extração do dente, sendo viabilizado pela cirurgia guiada com diagnóstico preciso através da tomografia computadorizada (DICOM) e escaneamento digital (STL).

Nova abordagem de implante dentário imediato

No software de planejamento, os profissionais executam o posicionamento tridimensional do implante dentário e, com base no planejamento reverso protético, desenham o guia cirúrgico. 

Essa abordagem altamente personalizada assegura precisão e segurança, atendendo minuciosamente às necessidades específicas de cada paciente. Após a conclusão do projeto, o arquivo é exportado, permitindo a impressão do guia e provisório, que pode ser realizado tanto em consultórios, laboratórios ou empresas especializadas.

Dessa forma, os profissionais odontológicos, consequentemente, estão oferecendo aos pacientes uma experiência mais rápida, precisa e confortável, devido ao implante imediato e à cirurgia guiada. 

Essa notável combinação de tecnologia e habilidade clínica representa, sem dúvida, um avanço significativo na odontologia moderna, promovendo aos pacientes uma nova e promissora perspectiva para a reabilitação oral.

 

Paciente compareceu à clínica com fratura radicular do elemento 11. Após exame tomográfico (DICOM) e escaneamento (STL) realizamos o diagnóstico e o planejamento digital. No software determinamos o correto posicionamento tridimensional
do implante imediato, provisório imediato e o desenho do guia cirúrgico par. Visando a preservação dos tecidos periodontais e a redução do tempo de cicatrização, a exodontia radicular do elemento 11 foi realizada com o extrator radicular (Neodent).
Vista oclusal pós-exodontia: preservação dos tecidos periodontais.
Prova do guia cirúrgico impresso com a dima® Print Guide
Vista oclusal do guia cirúrgico.
Sequência precisa de fresagem do alvéolo fresco com o kit de cirurgia guiada (Speed Guide - Conexão – Sistemas de Prótese)
Instalação do implante imediato com torque inicial de 45N (Implante FLASH 3.5 x 15mm morse indexado – Conexão – Sistemas de Prótese).
Instalação do intermediário protético.
Captura da prótese provisória imediata, enxerto conjuntivo, preenchimento com biomaterial do GAP entre a parede vestibular do alvéolo e o implante.
Pós operatório imediato do elemento 11.

 

Conclusão

O avanço contínuo da odontologia digital tem proporcionado aos profissionais inúmeras ferramentas e recursos para aprimorar o atendimento clínico. A cirurgia guiada, com sua crescente frequência de utilização e benefícios superiores em relação às técnicas convencionais.

Possibilita um posicionamento preciso do implante dentário e, quando adequadamente indicada, resulta em procedimentos minimamente invasivos e pós-operatórios aprimorados. Para ver mais casos como este, acesse a página principal do Blog da Kulzer.

Materiais utilizados

Autores:

  • Dr. Daniel Cury;
  • Dra. Camila D’ Acampora Reis Zago;
  • Dr. Cristiano Veit D’Incao.

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todas as novidades e atualizações do nosso blog.

Cadastre seu e-mail

Confirme que você gostaria de receber comunicações Informe um e-mail válido

Compartilhe