Blog - Momento Kulzer

Impressão 3D em alta

Os especialistas estão convencidos de que o mercado de impressão 3D deve crescer rapidamente. A indústria Odontológica já está desempenhando um papel importante no uso dessa tecnologia. E com a impressão 3D sendo bem estabelecida nesse segmento, ela está se tornando cada vez mais importante para os dentistas e técnicos em prótese dentária. Mas como exatamente a impressão 3D funciona? A Dra. Sandra Kaiser, Especialista em Aplicação de Produto da Kulzer, explica essa tecnologia revolucionária.

Dr. Kaiser, todo mundo na indústria odontológica está falando sobre impressão 3D. Como isso funciona?

Frequentemente, o termo impressão 3D é utilizado quando trata-se de fabricação aditiva. No entanto, há uma variedade de tecnologias diferentes que existem atualmente na indústria. Na Odontologia além do SLS e SLM, especialmente uma técnica é muito comum: Estereolitografia (SLA) com as duas principais opções SLA-Laser (na maioria das vezes apenas chamadas de SLA) e SLA-Digital Light Processing (DLP). O SLA aplica um feixe de laser que solidifica o fotopolímero líquido em uma camada, ponto a ponto, enquanto o DLP trabalha com luz que ilumina toda a camada de uma só vez. Isso resulta em uma maior velocidade de compilação com DLP que SLA.

Quais materiais atualmente podem ser impressos?

São variados os tipos de materiais que podem ser impressos: Como modelos e guias cirúrgicos, as impressoras 3D atualmente disponíveis no mercado são capazes de produzir uma ampla gama de soluções odontológicas.

Quando olhamos para o futuro: Quais aplicações em potencial estão sendo testadas atualmente?

Nos Estados Unidos, a impressão 3D está se tornando popular na criação de próteses totais. Na primeira etapa, a base da prótese é impressa em resina rosa e os dentes são produzidos com um material de impressão sombreado. Depois, as duas partes são coladas. A técnica já foi implementada com sucesso nos EUA. A tendência geral é de restaurações permanentes.O  desenvolvimento de material e hardware com compósitos e materiais translúcidos multicoloridos está apenas no começo.

Além disso, cientistas como um grupo de trabalho do Centro Universitário de Odontologia de Basileia, Suíça, estão realizando estudos sobre o uso de impressoras 3D na área de endodontia guiada. A navegação guiada por modelos no tratamento do canal radicular pode facilitar o tratamento de dentes obliterados. O potencial da impressão 3D é amplo e estamos apenas começando a descobrir o que é possível. Estou animado para ver o que está por vir..

 

Assista ao vídeo:

Você também pode gostar

Escreva um comentário

Cancelar resposta

1 Comentário

  • Antonio Silva - 6 meses atrás

    Boa noite. Queria ter informações sobre a impressão de PPR

Senhor Jesus