Bem-vindo ao nosso Blog
Imagem da notícia: Interação periodontia e dentística para a obtenção de um sorriso harmônico

Interação periodontia e dentística para a obtenção de um sorriso harmônico

A interação periodontia e dentística é imprescindível para obtenção de um sorriso harmônico, de modo mútuo permite proporcionar com sucesso a reabilitação funcional e estética, elevando a autoestima e bem-estar do paciente. 

A intervenção plástica periodontal voltada aos tecidos de revestimento demonstrou-se adequada ao contorno da margem gengival, garantindo harmonia estética entre altura e largura das coroas clínicas dos dentes anteriores, enquanto os procedimentos restauradores possibilitaram de forma eficaz a reconstrução e a cosmética da área reabilitada.

Relato de caso clínico: sorriso harmônico com restauração estética e funcional

Paciente JSS, sexo Masculino, 25 anos, procurou atendimento odontológico após relatar excesso e escurecimento da gengiva e espaços entre os dentes (sic). O tratamento consistiu em gengivoplastia de canino a canino, aumentando a coroa clínica e melanoplastia (remoção de escurecimento gengival). 

O excesso de pigmentação foi retirado, em seguida, o cimento cirúrgico foi aplicado sobre a área (Coe-Pak – GC Dental) e removido após 07 e 14 dias.

Depois de 3 meses a cicatrização foi concluída e iniciou-se o tratamento restaurador. Realizou-se a moldagem superior e inferior com alginato (Jeltrate Plus – Sirona/Dentsply), e obteve-se o modelo de trabalho em gesso especial tipo IV (Durone – Sirona/Dentsply). 

Preparação para a restauração e procedimentos restauradores

Encaminhado para o laboratório, foi elaborado o enceramento do modelo superior com cera para escultura. O modelo com enceramento de diagnóstico foi moldado com silicone de condensação pesado (Optosil® – Kulzer) para confecção da barreira palatina. 

No planejamento, restaurações com resina composta direta foram propostas nos dentes (11, 12, 13, 21, 22, 23). Inicialmente foi feita uma profilaxia com água e pedra-pomes nos dentes a serem restaurados, a seguir isolamento relativo com roletes de algodão e afastamento de lábios e bochechas com afastador bucal (Maquira). 

Previamente a execução dos procedimentos restauradores, foi empregada a grade de proporção áurea proposta por Mondelli, para orientação de pequenos ajustes no alinhamento de alguns dentes envolvidos no procedimento. 

Para isso foram feitos alguns desgastes com ponta diamantada (3195 – KG Sorensen), a seguir todas as restaurações foram executadas com acréscimo de material restaurador, através da técnica de condicionamento ácido em esmalte (30’’) e aplicação de sistema adesivo (GLUMA® Bond Universal – Kulzer). 

Restauração com resina composta Charisma® Diamond

Iniciou-se a inserção da resina composta (Charisma® Diamond AM – Kulzer) simulando o esmalte dentário, devido a sua maior translucidez, com auxílio da barreira palatina confeccionada previamente, nos elementos 13 e 23, seguido da inserção da resina composta (Charisma® Diamond A3 Kulzer), qual simulou a dentina. Em seguida complementando a face vestibular com resina composta na cor AM, da mesma marca. 

A seguir foram feitos os ajustes oclusais devolvendo a guia canino em ambos os lados (direito e esquerdo), para proporcionar um maior espaço para os dentes incisivos laterais e centrais durante os movimentos excursivos da mandíbula. 

Na sequência foram executadas as restaurações nos incisivos centrais e finalmente nos incisivos laterais, todas aplicando o mesmo procedimento aplicado nos caninos, porém para resina Charisma® Diamond – Kulzer de dentina foi aplicada a cor OM (opaco médio), diferentemente dos caninos. 

Ao final da inserção de toda a resina composta, foram feitos ajustes oclusais em MIH (Máxima Intercuspidação Habitual), protrusiva e lateralidade direita e esquerda, eliminando qualquer interferência nesses movimentos e proporcionando maior conforto ao paciente. 

Um acabamento inicial foi executado na mesma sessão restauradora. Após 15 dias foi feito o acabamento e polimento final das restaurações com discos abrasivos e pasta para polimento.

Fotos do caso:

Figura 01 - Remoção do colar gengival (gengivoplastia).
Figura 02 - Proteção com cimento cirúrgico ao final do procedimento.
Figura 03 - Pós operatório 14 dias.
Figura 04 - Pós operatório 40 dias.
Figura 05 - Pós operatório 40 dias - esquerdo.
Figura 06 - Pós operatório 40 dias - direito.
Figura 07 - Grade de proporção áurea - Prof Mondelli.
Figura 08 - Pós operatório 40 dias.
Figura 09 - Seleção de cores - A3.
Figura 10 - Seleção de cores - OM / AM. Figura
Figura 11 - Condicionamento ácido em esmalte 30’’.
Figura 12 - Aplicação sistema adesivo esfregando na superfície em várias camadas.
Figura 13 - Barreira palatina, com os dentes 13 e 23 prontos.
Figura 14 - Condicionamento ácido em esmalte 30’’.
Figura 15 - Inserção de resina composta AM – bordas incisais.
Figura 16 - Inserção final de resina composta nos dentes 11 e 21.
Figura 17 - Condicionamento ácido em esmalte 12 e 22.
Figura 18 - Resultado após ajustes e acabamento iniciais.
Figura 19 - Resultado imediatado - 1ª sessão.
Figura 20 - Resultado imediatado - 1ª sessão.
Figura 21 - Polimento final - 2ª sessão.
Figura 22 - Polimento final - 2ª sessão.
Figura 23 - Polimento final - direito.
Figura 24 - Polimento final - esquerdo.
Figura 25 - Confirmação da proporção - grade de proporção áurea.
áurea. Figura 26 - Resultado final.

 

Conclusão do caso clínico

A odontologia restauradora, além do aspecto estético, engloba a saúde bucal e a qualidade de vida. Estas estão intimamente relacionadas, uma vez que oferecem ao indivíduo condições para desenvolver o máximo de suas potencialidades como viver, sentir, amar, trabalhar e produzir. 

Desse modo, após o tratamento o paciente obteve melhora na qualidade de vida, no que tange a saúde oral e estética, proporcionando aumento significativo da sua autoestima. Acesse a página inicial do Blog da Kulzer e confira mais casos como este!

Materiais Utilizados:

• Charisma® Diamond

• GLUMA® Bond Universal

Autores:

• Franceli TA

Graduanda de odontologia na Universidade Metodista de São Paulo – UMESP

• Lémos TF

Graduanda de odontologia na Universidade Metodista de São Paulo – UMESP

• Raposo CAM

Professores da graduação de Odontologia da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP

• Sanches MJ

Professores da graduação de Odontologia da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP

Universidade Metodista de São Paulo – Curso de Odontologia

UMESP – Campus Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP

Referências:

1. Neto, A – Qualidade de vida: compromisso histórico e epidemiologia. Saúde em Debate, 35:63-68, 2002.

2. Mondelli, J – Estética e cosmética em clínica integrada restauradora. São Paulo: Ed. Santos, 2003.

3. Francischone, A C – Prevalência das proporções áurea e estética dos dentes antêro-superiores e respectivos segmentos dentários relacionados com a largura do sorriso em indivíduos com oclusão normal, Dissertação (Mestrado) – Bauru, 2005.

4. Calixto LR, Anjos TLMR, Oliveira GJPL, Clavijo VGR, Fontanari LA, Andrade MF. Correção de Desnível de Margem Gengival: Interação Periodentística no Restabelecimento do Sorriso. International Journal of Brazilian Dentistry, Florianópolis, out./dez. 2010. v.6, n.4, p. 434-441.

As opiniões, suposições, interpretações e posicionamentos pessoais expressos neste blog são de responsabilidade dos autores das respectivas publicações e não refletem necessariamente o posicionamento oficial da Kulzer.

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todas as novidades e atualizações do nosso blog.

Cadastre seu e-mail

Confirme que você gostaria de receber comunicações Informe um e-mail válido

Compartilhe