Bem-vindo ao nosso Blog
Imagem da notícia: A importância de uma moldagem de qualidade

A importância de uma moldagem de qualidade

Mesmo em tempos em que a Odontologia Digital está em alta, ganhando mais e mais espaço nas clínicas e laboratórios, a moldagem convencional continua ocupando um espaço importante nos procedimentos restauradores indiretos do dia a dia. Uma boa moldagem não é apenas a primeira etapa dentro desse processo, mas também é o pré-requisito para a obtenção de uma prótese de alta qualidade. A precisão e reprodução dos detalhes na moldagem são cruciais para determinar a precisão de adaptação e qualidade estética de um trabalho protético.

Muitas são as variáveis que podem interferir bom resultado das técnicas de moldagem. Veja aqui algumas dicas para a obtenção de uma moldagem de qualidade:

Seleção do material

A escolha de um material de qualidade, que apresente mínima distorção e elevada estabilidade dimensional é um dos pontos mais importantes a ser considerado no início do processo. Além da qualidade do material, a escolha da correta viscosidade para o trabalho que será executado também é fundamental para o bom resultado do trabalho final.

Escolha da técnica de moldagem apropriada

Dependendo do material de moldagem utilizado, as técnicas de um passo podem ser usadas para moldagens anatômicas, moldagens de antagonistas, ou moldagem de casquete. Diferentemente da técnica de moldagem de dois passos, as técnicas de um único passo são técnicas de moldagem quase sem pressão. No entanto, para moldar regiões sub gengivais e de difícil acesso é importante contar com maior pressão hidráulica, para evitar falhas de escoamento. Nestes casos, as técnicas de dois passos pode ser a técnica mais adequada.

Seleção da moldeira

A correta seleção do tipo e tamanho da moldeira deve ser um tópico de atenção. Moldeiras rígidas são preferíveis para evitar torção do material durante a remoção da boca e para a moldagem com silicones, deve-se respeitar um espaço uniforme entre a da moldeira e o rebordo de aproximadamente 3mm.

Manipulação

Seguir sempre a recomendação do fabricante quando à proporção base: catalisador, bem como os tempos corretos de trabalho, polimerização e remoção da boca. Especial atenção deve ser dada ao tipo de luvas usadas na moldagem com silicone de adição. Componentes de enxofre presentes nas luvas de látex, podem interferir na reação de polimerização do material de moldagem. Neste caso, o uso de luvas de nitrilo ou vinil é recomendado como alternativa.

Contaminação

É muito importante que não haja contaminação de catalisador na pasta base. A menor quantidade de catalisador na pasta base, pode iniciar um processo local de polimerização e resultar em uma pasta com grânulos e grumos.

Acessórios

O uso dos acessórios corretos para os diferentes tipos de materiais de moldagem também é um detalhe importante. O uso de ponteiras misturadoras mais robustas é indicado para materiais mais

viscosos, como materiais de moldagem monofásicos ou silicones para registros de mordida. Materiais de viscosidade regular ou fluidos, devem ser utilizados com ponteiras misturadoras mais finas.

Adesivo de moldeira

Durante a remoção da moldeira da boca, a moldagem é submetida a enormes tensões, principalmente quando a mandíbula apresenta áreas retentivas. Se o material

de moldagem se destacar da moldeira em algum ponto, pode haver interferência na precisão da moldagem. Por isso, é fundamental o uso de um adesivo apropriado.

Com esses cuidados e com a escolha de um material de moldagem de boa qualidade, certamente esta importante etapa do processo contribuirá para a obtenção de um

trabalho protético preciso e bem adaptado.

 

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todas as novidades e atualizações do nosso blog.

Cadastre seu e-mail

Confirme que você gostaria de receber comunicações Informe um e-mail válido

Compartilhe