Bem-vindo ao nosso Blog
Imagem da notícia: Odontologia digital: o que é e como funciona?

Odontologia digital: o que é e como funciona?

A odontologia digital está revolucionando a maneira como os profissionais de saúde bucal abordam o diagnóstico, tratamento e cuidado dos pacientes. O uso da tecnologia entrou na odontologia para trazer vários benefícios para o dia a dia do consultório e laboratório: agilidade, precisão e economia de tempo e dinheiro.

Ao seguir as orientações e parâmetros adequados, os profissionais podem garantir resultados excepcionais e satisfatórios para os pacientes, promovendo um trabalho muito mais moderno, acessível e personalizado.

O que é odontologia digital?

Odontologia digital refere-se à integração de tecnologia avançada na prática odontológica para melhorar o diagnóstico, tratamento e resultados para os pacientes. Isso inclui o uso de scanners intraorais para criar modelos 3D precisos dos dentes e gengivas, substituindo as tradicionais impressões de gesso. 

Esses modelos digitais são então utilizados para planejar tratamentos, como implantes dentários, ortodontia e restaurações. Além disso, a tecnologia de imagem digital, como radiografias e tomografias computadorizadas, permite uma visualização mais detalhada e precisa da estrutura bucal. 

O design assistido por computador (CAD) e a fabricação assistida por computador (CAM) são empregados para criar próteses, coroas e pontes personalizadas com precisão milimétrica, melhorando o ajuste e a estética.

Benefícios da odontologia digital

A odontologia digital oferece uma série de benefícios significativos tanto para os profissionais da área quanto para os pacientes. Alguns dos principais benefícios incluem:

  • Precisão e qualidade: A tecnologia digital permite a criação de modelos dentários e planejamento de tratamentos com alta precisão, resultando em resultados mais precisos e duradouros.
  • Conforto para o paciente: Os scanners intraorais substituem as tradicionais impressões de gesso, oferecendo uma experiência mais confortável e menos invasiva para os pacientes durante o processo de diagnóstico.
  • Eficiência e agilidade: Os sistemas de CAD/CAM automatizam muitos processos de design e fabricação de próteses e restaurações, reduzindo o tempo necessário para concluir os tratamentos e melhorando a eficiência do consultório.
  • Personalização: Com a odontologia digital, é possível criar próteses, coroas e restaurações altamente personalizadas para atender às necessidades específicas de cada paciente, resultando em melhores ajustes e estéticas.
  • Redução de erros: A visualização detalhada proporcionada pela tecnologia de imagem digital ajuda os profissionais a identificar problemas de saúde bucal de forma mais precisa e precoce, reduzindo assim a chance de erros no diagnóstico e tratamento.
  • Economia de espaço: A digitalização de registros e imagens reduz a necessidade de armazenamento físico de documentos e modelos, economizando espaço no consultório.
  • Comunicação aprimorada: As ferramentas de odontologia digital permitem uma melhor comunicação entre profissionais de diferentes áreas, facilitando o compartilhamento de informações e colaboração em casos complexos.

Esses benefícios combinados resultam em uma prática odontológica mais eficiente, precisa e personalizada, proporcionando melhores resultados e experiências para os pacientes.

Sistema de impressão 3D cara® Print 

Atualmente, com o sistema cara® Print é possível produzir diversos trabalhos impressos e a impressão de modelos digitais tem ganhado a preferência dos técnicos pela agilidade, precisão, além de maior limpeza no ambiente de trabalho.

Abaixo, é possível acompanhar a sequência de produção de um modelo realizado com a resina dima® Print Stone beige, que faz parte da gama de resinas disponíveis no sistema cara®. 

É importante, contudo, respeitar as orientações e parâmetros de desenho no software de CAD para que não haja falhas no objeto impresso e que ele apresente as propriedades esperadas de acordo com a sua função proposta.

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todas as novidades e atualizações do nosso blog.

Cadastre seu e-mail

Confirme que você gostaria de receber comunicações Informe um e-mail válido

Compartilhe