Bem-vindo ao nosso Blog
Imagem da notícia: Moldagem funcional com Variotime®

Moldagem funcional com Variotime®

A perda de todos os dentes da boca é um fato negativo que afeta a vida das pessoas, envolvendo aspectos funcionais, estéticos e psicológicos para grande parte da população brasileira. Neste contexto, a moldagem funcional se destaca como uma técnica essencial para restaurar não apenas a funcionalidade, mas também a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes. 

As próteses totais desempenham a função de devolver função mastigatória, estabilidade muscular, articular e estética aos pacientes. Quando o paciente apresenta desdentado total ou parcial anterior superior, juntamente com a presença de dentes anteriores inferiores (Síndrome de Kelly), é necessário diagnosticar e tratar rapidamente o processo de reabsorção óssea da pré maxila, que ocorre de forma acentuada.

Uso da moldagem funcional para casos de Síndrome da Combinação

As características clínicas da Síndrome da Combinação apresentam diversos aspectos, tais como a reabsorção óssea da pré-maxila, hiperplasia papilar do palato, extrusão dos dentes anteriores inferiores, reabsorção óssea nos extremos livres mandibulares e aumento das tuberosidades. Nesse contexto, o cirurgião-dentista desempenha um papel crucial, uma vez que é responsável pela identificação precisa dessas alterações. Essa habilidade permite ao profissional determinar um planejamento protético eficiente, além de viabilizar a reabilitação funcional do paciente. Por meio dessa abordagem cuidadosa e especializada, é possível restaurar a função mastigatória, a estética e o bem-estar geral do indivíduo afetado pela Síndrome da Combinação.

Por conseguinte, as manifestações clínicas nem sempre ocorrem simultaneamente, uma vez que a perda dos dentes pode acontecer em tempos diferentes e, consequentemente, os tratamentos restauradores e reabilitadores podem ser realizados em diferentes momentos da vida do paciente. Além disso, existem várias modalidades de tratamento disponíveis. Por exemplo, pode-se optar pela confecção de prótese total superior e prótese parcial removível inferior. Outra opção é a instalação de implantes osseointegrados, permitindo a confecção de overdentures tanto maxilares quanto mandibulares. Adicionalmente, a prótese parcial fixa implanto-suportada, conhecida como protocolo de Branemark, também é uma alternativa viável.

Proposição

Este trabalho tem por objetivo demonstrar, por meio de um caso clínico, a sequência clínica de reabilitação com prótese total superior e prótese parcial removível inferior em um paciente com características clínicas da Síndrome da Combinação (Síndrome de Kelly).

Relato do Caso Clínico: Reabilitação com Moldagem Funcional em paciente com Síndrome da Combinação

Paciente de 46 anos de idade, gênero feminino, procurou atendimento clínico solicitando reabilitação funcional e estética. Inicialmente, realizou-se um exame clínico e radiográfico, avaliando-se aspectos de saúde bucal relativos à função mastigatória, dentes remanescentes e aspectos faciais (DVR, DVO e EFL). Foram observadas algumas características da Síndrome da Combinação. Sugeriu-se à paciente a confecção de uma nova prótese total superior e uma prótese parcial removível inferior. Todas as etapas relativas ao tratamento estão demonstradas nas figuras de 01 a 15 em anexo.

1- Etapas de Moldagem Anatômica dos arcos superior e inferior.
2- Planejamento e Preparo dos nichos para PPR inferior.
3- Moldagem Funcional da PT superior com Variotime® Medium Flow e Variotime® Light Flow (Kulzer).
4- Planos de Orientação e registros oclusais com DVO e RC restabelecidas.
5- Montagem e Prova Estética dos Dentes Classic® (Kulzer).
6- Suporte labial adicional com silicone de adição Variotime® Monophase (Kulzer).
7- Acrilização, ajustes oclusais e proservação.

Materiais utilizados para a moldagem funcional

  • Variotime®: Monophase, Medium Flow e Light Flow;
  • Dentes Classic®.

Autores

  1. Frederico dos Reis Goyatá é um especialista, mestre e doutor em Prótese. Além disso, atua como professor adjunto II de Clínica Integrada na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alfenas – Alfenas-MG.
  2. Leandro Tolomelli é especialista em Endodontia e Implantodontia, além de possuir um mestrado em Prótese.
  3. Leandro da Silva Daniel é especialista em Prótese e Implantodontia, e atualmente está cursando o mestrado em Prótese.

Fotos do caso

Figura 1- Aspecto clínico inicial.
Figura 2- Aspecto clínico inicial.
Figura 3- Reabsorção na pré Maxila anterior e Hiperplasia tecidual.
Figura 4: Molde do arco inferior.
Figura 5: Modelo em close up dos nichos para PPR.
Figura 6: Modelo anatômico e moldeira individual.
Figura 7: Moldeira com silicone de adição Variotime® Monophase.
Figura 8: Moldagem funcional com silicone de adição Variotime® Light Flow e Variotime® Medium Flow.
Figura 9: Infraestrutura da PPR.
Figura 10: Prova clínica da infraestrutura da PPR.
Figura 11: Prova dos Dentes Classic®.
Figura 12: Moldagem funcional da PPR inferior com a técnica de boca fechada.
Figura 13: Seleção da cor da gengiva.
Figura 14: Aspecto clínico final.

As opiniões, suposições, interpretações e posicionamentos pessoais expressos neste blog são de responsabilidade dos autores das respectivas publicações e não refletem necessariamente o posicionamento oficial da Kulzer.

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todas as novidades e atualizações do nosso blog.

Cadastre seu e-mail

Confirme que você gostaria de receber comunicações Informe um e-mail válido

Compartilhe