Bem-vindo ao nosso Blog
Imagem da notícia: Reanatomização estética de dentes anteriores

Reanatomização estética de dentes anteriores

Autor:

Leandro Azambuja Reichert

Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Relato do caso clínico:

Paciente L. S., 21 anos procurou atendimento odontológico tendo como queixa principal o tamanho dos incisivos e a alta translucidez do terço incisal. Relatou já ter realizado tratamento ortodôntico prévio, tendo como preferencia uma solução estética mais imediata.

No ensaio restaurador inicial, foi verificado que a inclusão de uma resina composta de maior opacidade por palatal dos incisivos, amenizaria o grau de translucidez da região incisal, no entanto, a linha opaca do bordo incisal com o aumento do tamanho dos dentes ainda era evidente, mesmo com a sua asperização. Na verificação prévia, quando foram incluídos os compósitos por palatal e vestibular, os resultados positivos foram mais evidentes. Sendo assim, optou-se em realizar facetas diretas com resina composta Charisma Diamond (Kulzer) dos incisivos centrais e laterais. Inicialmente procedeu-se uma asperização do esmalte vestibular com discos de lixa de granulação grossa, afim de remover a camada aprismática proporcionando um substrato mais reativo ao condicionamento ácido. A técnica utilizada foi a da muralha de silicona como arcabouço do compósito inicial. As cores aplicadas foram OM (opacidade média/dentina) e A2 (maior traslucidez/esmalte). Foi empregado no polimento pontas siliconadas para cerâmica e discos de feltro com pasta de polimento.

Fotos do caso:

imagem aproximada do sorriso evidenciando a translucidez do terço incisal dos incisivos superiores.
asperização realizada com discos de lixa de granulação grossa na face vestibular dos dentes, com inserção de fio retrator no interior do sulco
condicionamento do esmalte por 30 segundos dos incisivos centrais e proteção com fita teflon dos demais dentes.
dente 21: arcabouço resinoso realizado com resina composta Charisma Diamond de cor A2. Dente 11: sobre o anteparo palatino foi aplicado resina composta Charisma Diamond de cor OM, disposta verticalmente afim de dissipar opticamente a linha opaca do dente.
Alisamento da resina A2 na face vestibular com auxílio de pincel.
após o acabamento com discos de lixa, o polimento foi realizado utilizando-se pontas de cerâmica (DhPro) na sequência cinza e rosa, após disco de feltro com pasta de polimento.
vista aproximado dos dentes antero-superiores após o polimento final imediato.

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todas as novidades e atualizações do nosso blog.

Cadastre seu e-mail

Confirme que você gostaria de receber comunicações Informe um e-mail válido

Compartilhe