Bem-vindo ao nosso Blog
Imagem da notícia: Fechamento de black space dental com Charisma® Diamond

Fechamento de black space dental com Charisma® Diamond

Em que pese a ausência ou diminuição do volume das papilas interproximais ser um problema relacionado à periodontia, os seus efeitos anti-estéticos fazem com que haja necessidade de uma abordagem multidisciplinar. 

O Black space dental é um espaço que aparece entre os dentes quando o tecido gengival não segue o seu respectivo contorno e expõe o fundo escuro da cavidade bucal, especialmente na ausência ou anatomia incorreta das papilas gengivais. 

À parte da doença periodontal, a etiologia dos triângulos negros é multifatorial e pode estar relacionada a procedimentos cirúrgicos, ortodônticos, reabsorções ósseas idiopáticas e restaurações iatrogênicas.

Muitas técnicas de recomposição papilar cirúrgicas e não-cirúrgicas são propostas pela literatura, dentre elas o recontorno dental com resina composta, procedimento relativamente simples, que quando corretamente executado, além de obliterar os chamados “black spaces” contribuem para a indução da formação papilar, acompanhando o contorno das restaurações.

Caso clínico de fechamento de black space dental

O presente caso clínico ilustra o fechamento de triângulos negros e recontorno dental em uma paciente do sexo feminino, com histórico de tratamento ortodôntico e cirurgia ortognática empregada para correção de severa disfunção e dismorfia crânio-mandibular.

Para tanto empregou-se a resina composta Charisma® Diamond cor A1 para esmalte e translúcida CO. As restaurações foram executadas de forma direta, sem enceramento de diagnóstico, utilizando-se de uma matriz metálica apropriada única anterior.

Fotos do caso:

Caso clínico inicial. Vista frontal com a presença de “black spaces” superior e inferior.
teste 1
Inserção incremental da resina composta Charisma® Diamond A1 de esmalte recontornando as regiões cervicais proximais e vestibular do elemento 21.
Vista aproximada dos incisivos centrais superiores com a matriz “única” posicionada no elemento 11. Condicionamento ácido seletivo do esmalte realizado e aplicação do sistema adesivo GLUMA® Universal Bond. Acabamento das restaurações do dente 21 já realiz
Inserção incremental da resina composta Charisma® Diamond A1 de esmalte recontornando as regiões cervicais proximais e vestibular do elemento 11. Realizou-se a restauração da borda incisal e reanatomização do 1/3 incisal vestibular c/ Charisma® Diamond
Restauração da borda incisal com Charisma® Diamond cor A1 para esmalte e reanatomização do 1/3 incisal vestibular com Charisma® Diamond translúcida CO.
Restaurações dos elementos 11 e 21 após o acabamento concluído.
Pós-operatório de 7 dias pré-polimento.
Pós-operatório de 15 dias pós polimento. Observe a recomposição da papila gengival, a naturalidade e harmonização das restaurações com a estrutura dental.
texto teste 2
Vista inicial do sorriso. Presença de “black spaces” (triângulos negros). Ausência de papilas gengivais.
Composição final do sorriso com “black spaces” (triângulos negros) obliterados, papilas gengivais neo-formadas e integração estética entre restauração e estrutura dental.

Conclusão

O fechamento de black space dental e o recontorno anatômico utilizando resina composta Charisma® Diamond demonstraram ser uma abordagem eficaz e esteticamente satisfatória. Este procedimento destacou a versatilidade da resina composta na indução da formação papilar e na eliminação dos triângulos negros. 

Em meio a desafios estéticos relacionados às papilas interproximais, a resina composta Charisma® Diamond oferece uma solução promissora para a restauração da harmonia estética e a satisfação do paciente.

Materiais utilizados:

  • Charisma® Diamond
  • GLUMA® Bond Universal

Autor:

  • Prof. Dr. André Marcelo Peruchi Minto

Especialista, mestre e doutor em dentística restauradora.

Professor da disciplina de odontologia clínica integrada da Universidade de Franca.

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todas as novidades e atualizações do nosso blog.

Cadastre seu e-mail

Confirme que você gostaria de receber comunicações Informe um e-mail válido

Compartilhe