Resumo:
O crescimento do apelo estético nos últimos tempos transformou a rotina dos cirurgiões-dentistas, pois os pacientes cada vez mais exigem uma solução rápida e de alta qualidade. Em vista deste fato e somado à introdução no mercado de materiais restauradores diretos de qualidade superior, tanto esteticamente quanto em resistência e durabilidade, asrestaurações diretas em resina composta tornaram-se uma opção válida que proporciona resultados satisfatórios mais rápidos, quando comparadas a outros procedimentos indiretos. Assim, diante de inúmeras situações clínicas onde há necessidade de reanatomização dental, é de vital importância o restabelecimento estético da cor e da forma, princípios preponderantes na harmonização do sorriso. O presente caso clínico tem por finalidade demonstrar a aplicação da resina composta Charisma Diamond ONE para resolução estética em paciente portador de diastema pós-ortodôntico.
Palavras-chave: Estética; restauração direta; ortodontia.
Materiais Utilizados:
• Charisma® Diamond ONE
• GLUMA® Bond Universal
Autor:
• Prof. Dr. André Marcelo Peruchi Minto
Graduado pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto –USP
Especialista em Dentística Restauradora – APCD Araraquara
Mestre em Dentística – UNESP – Araraquara
Doutor em Dentística – FOUSP – São Paulo
Professor do Curso de “Especialização em Dentística” da FUNORP (FORP-USP)
Professor Responsável pelos cursos de “Atualização em Odontologia Restauradora Estética” da APCD (Regional Ribeirão Preto), APCD (Regional Franca) e NEOP (Núcleo de Estudos Odontológicos de Passos – MG)
Introdução:
O conceito da palavra diastema está diretamente relacionado com a ausência, espaço ou lacuna entre os pontos de contatos de dois ou mais dentes contíguos. Apesar de poder acometer qualquer região da cavidade oral, a presença dos diastemas está mais relacionada com a região anterossuperior da maxila. Diastemas tem etiologia multifatorial estando relacionados à relação dos tamanhos entre os dentes com o osso, à inserção do freio labial, presença de anomalias de número ou tamanho dos elementos dentários, hábitos para funcionais, periodontite avançada, espaço remanescente após a finalização de tratamento ortodôntico.
Existem algumas opções de tratamento disponíveis para a correção dos diastemas, como a movimentação ortodôntica, restaurações diretas em resina composta e restaurações indiretas, como por exemplo, as facetas laminadas, coroas cerâmicas.
Atualmente, o apelo estético da harmonização do sorriso motiva os indivíduos cada vez mais a procurar tratamentos odontológicos relacionados à estética, nos quais os pacientes buscam como resultado obter os dentes mais claros e harmônicos. Com a evolução dos materiais restauradores, as correções e recontornos dentais, como nos casos dos diastemas, podem ser solucionados, de forma conservadora e rápida com o emprego de resinas compostas, visando um tratamento minimamente invasivo, com pouco ou nenhum desgaste de tecido dentário sadio. Cabe salientar que o conhecimento do profissional é fundamental no sentido de aplicar o material corretamente e devolver a forma, a função e a estética, produzindo restaurações que sejam harmônicas ao sorriso do paciente.
Diferentes técnicas e materiais tem sido propostas para o emprego no fechamento de diastemas. Por se tratar de um problema estético que envolve o bloqueio óptico do fundo escuro da boca, diferentes materiais, com diferentes opacidades tem sido indicado, o que dificulta a técnica restauradora, tornando-a mais onerosa e demorada.
Recentemente lançada, a resina Charisma® Diamond ONE engloba em um único material, todas as propriedades necessárias para as restaurações em dentes posteriores, restaurações em dentes anteriores como classe III e V de pequena e média extensão, além das restaurações estéticas anteriores, tais como diastemas, alterações de forma e contorno de pequena extensão. Com isso temos como vantagens principais, o restabelecimento da estética, com economia de tempo e de material, sem a necessidade de seleção de cor, uma vez que, nessas situações, o material permite a perfeita interação de cor com o substrato, mimetizando e harmonizando a restauração com a estrutura dental, oferecendo a naturalidade à mesma.
Assim, o presente caso clínico tem por finalidade demonstrar a reabilitação estética de um paciente, através do recontorno dental para fechamento de diastema pós ortodontia, presentes entre os dentes 12 e 11, e, 21 e 22, empregando-se a Resina Composta Charisma® Diamond ONE.
Descrição do caso:
Paciente do sexo masculino, 28 anos, foi nos encaminhado pelo ortodontista para complementação do tratamento com o recontorno das faces mesiais dos elementos 12 e 22, no sentido de ocluir a presença de diastemas nessa região (imagens 1 e 2). Notou-se ainda a posição mais inferior da margem gengival vestibular relacionada ao dente 12, comparativamente ao dente 22, o que compromete a proporção altura-largura (imagens 3 e 4), além da presença de um pequeno “blackspace” (triângulo negro) na porção cervical entre os dentes 11 e 21 (imagem 5).
Como tratamento conservador, foi proposto o recontorno dental e fechamento dos diastemas com resina composta Charisma® Diamond ONE obliteração dos “blackspaces” com a mesma resina composta empregada de maneira direta e em sessão única (imagens 6, 7, 8 e 9).
Posteriormente, realizamos a plastia gengival com recontorno marginal no dente 12, seguida da aplicação de uma fina camada do mesmo material junto ao terço cervical para modificação do contorno e manutenção da nova posição da gengiva marginal (imagens 10, 11 e 12).
Decorridos 10 dias após os procedimentos restauradores realizamos o polimento final das restaurações. As imagens de 13 a 17 mostram a harmonia do sorriso do paciente após a reabilitação estética concluída com a resina Charisma® Diamond ONE.
Discussão:
Ao longo do tempo, as resinas compostas evoluíram consideravelmente, levando em consideração suas características ópticas, mecânicas e estéticas, sendo assim, é considerada a primeira escolha para tratamento de diastemas em região anterior. O procedimento direto com resina composta possui como vantagens: baixo custo, rápido tempo de trabalho clínico, maior adesão, previsibilidade de resultados, flexibilidade, sendo considerado um procedimento minimamente invasivo, e que apresenta uma longevidade clínica, facilidade de reparo, além de ser um procedimento totalmente reversível. O procedimento restaurador direto com resina composta, no caso de fechamento de
diastemas e viabilizando um correto contorno da restauração, pode ser feito basicamente a partir de duas técnicas de rotina e que podem ser combinadas, sendo elas:
– Emprego de matrizes tipo fita de poliéster pré-fabricas, utilizada no presente caso;
– Enceramento diagnóstico e pela moldagem com a guia de silicone, resultando em um guia para a obtenção do procedimento restaurador, o que demanda mais sessões clínicas.
Da mesma forma, o emprego de resinas compostas com diferentes opacidades e cores, torna o procedimento restaurador mais prolongado, oneroso e requer habilidades extras do profissional no sentido de selecionar a cor e dosar a quantidade de cada incremento de resina para que se atinja a estética adequada.
A resina Charisma® Diamond ONE, utilizada no presente caso clínico, possui uma composição tal que, as partículas de carga e a matriz polimérica da resina foram ajustadas em relação ao índice de refração, para atingir uma alta translucidez e efeitos ópticos, aumentando a capacidade de se adaptar e mascarar com a cor da estrutura adjacente. Além disso, a ONE foi desenvolvida para criar uma tonalidade âmbar intrínseca por efeito de dispersão de luz que correspondem tipicamente à cor dos dentes naturais. Todas essas propriedades ópticas estão presentes na resina Charisma® Diamond ONE sem qualquer prejuízo às suas outras propriedades físicas, químicas ou mecânicas.
Geralmente, após 24 horas, é iniciada a etapa de acabamento e polimento da restauração, onde o acabamento pode ser feito com pontas diamantadas de granulação fina e extrafina, com o objetivo de melhorar a texturização da restauração. Já o polimento pode ser feito com vários materiais, entre eles: disco de feltro com pasta diamantada, discos de óxido de alumínio, pontas de silicone e entre outros, aumentando, assim, o brilho e a lisura da restauração. Nesse caso, empregamos para o polimento final as pontas de borracha Charisma® Easy Shine associadas à escola de Dióxido de Silício para elevação do brilho final.
Fotos do caso:
Escreva um comentário