Relato de caso clínico:
Paciente F.B.S, do sexo masculino, de 78 anos de idade, em manutenção e controle periodontal com perda de inserção óssea e exposição das furca, entre dentes 2.6 e 2.7. O paciente apresentava grandes restaurações antigas com infiltração nos dentes 2.5,2.6 e 2.7, que precisavam ser substituídas.
Levando em consideração o histórico de problema periodontal do paciente, foi planejada a confecção de um trabalho confeccionado com a resina composta indireta Signum®, por esta ser uma alternativa de material de menor rigidez comparado à cerâmica, o que permite uma melhor absorção dos esforços e menos transmissão dos impactos mastigatórios ao periodonto.
Com respeito aos detalhes da infra-estrutura metálica, o término dos preparos permitiu a realização de coppings fundidos em liga áurica (Au tipo III), com cinta palatina contornando as áreas de furca entre os dentes 26 e 27. O objetivo desta proposta é obter uma adaptação perfeita, e promover uma superfície extremamente lisa e que facilite a higienização por parte do paciente.
Sobre os coppings em ouro, estratificou-se a resina composta indireta Signum®, unindo a elevada propriedade de resistência mecânica, com resiliência e tudo isso ainda, aliado à excelentes propriedadesóticas e estéticas conseguidas com o material, que apresenta uma vasta opção de massas e efeitos, que permitem a produção de restaurações com estética muito próxima ao que se consegue nos trabalhos cerâmicos.
As massas da resina Signum® utilizadas neste caso foram: massa de margem M2+ Signum®cre active Corn para reprodução da dentina cervical; a dentina DA2 + Signum® cre active corn + massa de dentina secundária SD2 foram aplicadas para a produção da dentina de corpo, nas proporções 4: 1: ½ respectivamente; o OS1 – opalescente translucido incisal – e EL (esmalte light), para produção do esmalte translúcido esbranquiçado); as massasOT10 e OT2 tiveram lugar para gerar um efeito translúcido do esmalte) juntamente com o OTB (opalescente translúcido azulado). As arestas longitudinais e transversais foram recriadas com a massa OT10. As cristas marginais foram restabelecidas com a OT2, o OTB também foi utilizado nas faces mesiais e distais e vestibular e os sulcos principais até a metade da vertente interna, foram reproduzidos com o Signum® cre active corn+ dentina secundárias SD2, nas proporções 4: 1.
O resultado foi a entrega ao paciente de uma solução altamente funcional, que lhe promoveu melhor saúde periodontal, com uma prótese funcional e de aspecto altamente natural.
Materiais Utilizados:
• Signum® composite
• Signum® cre active
• Signum® Metal bond I e II
• Palavit® G
Autor:
• Dr. Daniel Carlos Cassiolato
Fotos do caso:
Escreva um comentário