Bem-vindo ao nosso Blog
Imagem da notícia: Por que o profissional de odontologia precisa ter um Seguro de Responsabilidade civil?

Por que o profissional de odontologia precisa ter um Seguro de Responsabilidade civil?

Nos últimos anos vem aumentando o número de processos judiciais contra profissionais da odontologia, mesmo estes explicando os riscos aos pacientes. E uma condenação, independentemente do valor, atrapalha muito a saúde financeira de um consultório, além de poder comprometer a reputação e a autoestima do profissional. É por este e por outros motivos que um seguro de responsabilidade civil (SRC) é muito importante para um consultório odontológico.

Esta modalidade de seguro protege o profissional, seus bens e de seu consultório contra prejuízos e reclamações de terceiros que possam surgir devido ao exercício de sua prática profissional. Para tanto, é importante mencionar que o profissional de odontologia precisa contratar o SRC tanto para ele pessoa física (CPF) como para seu consultório (pessoa jurídica).

Por que um dentista pode ser acionado judicialmente?

Na prática, dentistas (e outros profissionais da saúde) podem ser acionados juridicamente sempre que um paciente estiver descontente com o resultado. Entretanto, é mais comum que sejam processados por imperícia, imprudência e/ou negligência.

A imperícia é definida no direito civil pela “falta de habilidade ou experiência reputada necessária para a realização de certas atividades e cuja ausência, por parte do agente, o faz responsável pelos danos ou ilícitos penais advenientes.”

A imprudência pode ser caracterizada por uma “ação irresponsável; falta de observação àquilo que poderia evitar um mal; falta de cautela”.

E a negligência por sua vez é a “falta de cuidado, de aplicação, de exatidão, de interesse, de atenção; desleixo, descuido.”

É importante mencionar que, caso o paciente consiga provar judicialmente que houve imperícia, imprudência e/ou negligência em seu tratamento e que isso lhe causou algum dano, o dentista pode ser responsabilizado e acionado para pagar indenização, mesmo que tenha o SRC.

Mas para que serve um Seguro de Responsabilidade Civil?

Com esta apólice, o dentista passa a ter proteção financeira e moral de seus negócios, servindo nos custos de defesa e amparo de condenações. Ou seja: o seguro serve para cobrir eventuais danos aos quais o profissional está sujeito durante a prática de seu exercício, como os honorários do advogado e processos administrativos., protegendo não só seu patrimônio como seu nome e reputação profissional.

Devo contratar o Seguro de Responsabilidade Civil?

Com certeza!

A cada dia mais, paciente exigem bons resultados, possuem informações de forma clara e rápida e conhecem seus direitos (e não deixarão de procurá-los caso se sintam lesados de alguma forma). Por isso, não deixe de proteger-se enquanto profissional e à sua empresa.

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todas as novidades e atualizações do nosso blog.

Cadastre seu e-mail

Confirme que você gostaria de receber comunicações Informe um e-mail válido

Compartilhe