Bem-vindo ao nosso Blog
Imagem da notícia: Protocolo superior: tratamento de complicações estéticas

Protocolo superior: tratamento de complicações estéticas

A reabilitação oral com próteses do tipo protocolo superior é uma prática comum na odontologia, visando melhorar a função e estética para pacientes com perda dentária significativa. 

No entanto, complicações estéticas podem surgir, como a exposição da junção entre a prótese fixa e o rebordo gengival durante o sorriso, além de desafios na higienização para manutenção a longo prazo. 

Este relato de caso destaca o uso do Dente Premium®, um avanço significativo na odontologia protética, para abordar e resolver tais complicações, proporcionando aos pacientes uma estética natural e funcional.

Relato de caso clínico para protocolo superior

O paciente, portador de prótese do tipo protocolo superior, procurou atendimento devido a dificuldades funcionais e estéticas. Os principais pontos abordados eram relacionados à exposição da junção entre a borda superior da prótese e o rebordo gengival durante o sorriso.

Também, foi relatada a complicada higienização para manutenção a longo prazo, provavelmente devido à configuração e posicionamento dos componentes protéticos.

Para estabelecer um plano de tratamento ideal, foram realizadas imagens tomográficas, um protocolo fotográfico completo e uma análise intra-bucal estética-funcional. Esses elementos foram cruciais para o correto direcionamento e compreensão de todos os envolvidos no processo de reabilitação.

Plano de tratamento e execução

Com base nas características individuais do paciente, foi desenvolvido um plano de tratamento personalizado. O objetivo era reabilitar os maxilares atróficos, começando com a utilização de enxerto ósseo no seio maxilar bilateralmente. 

Em seguida, foram removidos os implantes mal posicionados, preparando o terreno para a reabilitação protética tardia. A utilização do Dente Premium® foi parte integrante do processo, contribuindo para restabelecer tanto a estética quanto a função, proporcionando uma harmonia facial.

Material utilizado: Dente Premium®

O Dente Premium® desempenhou um papel crucial na restauração da estética e função no caso clínico apresentado. Este inovador material foi utilizado para a reabilitação protética tardia, garantindo um resultado final que atendesse às expectativas estéticas e funcionais do paciente.

foto_01_-_analise_facial
foto_02_-_radiografia_inicial
foto_03_-_queixa_principal_
foto_04_-_leventamento_de_seio_bilateral
foto_05_-_implantes_
foto_06_-_sele_o_dos_dentes
foto_07_-_sele_o_dos_dentes_posteriores
foto_08_-_prova_dos_dentes_-_pr_tese_provis_ria
foto_09_-_instala_o_de_protese_prov
foto_10_-_remo_o_de_implantes
foto_11_-_instala_o_dos_novos_implantes
foto_12_-_intra_bucal_final
foto_13_-_aspecto_final
foto_14_-_posicionamento_correto
foto_15_-_suporte_labial
foto_16_-_antes_e_depois

Conclusão do caso clínico

O caso clínico apresentado destaca a importância de abordagens personalizadas e materiais inovadores para o tratamento de complicações estéticas em pacientes que necessitam de reabilitação protética. 

A odontologia avança constantemente, oferecendo soluções cada vez mais eficazes e esteticamente aprimoradas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

E, se deseja explorar mais casos clínicos, acesse a página inicial do blog da Kulzer. Aqui você encontrará uma ampla gama de artigos e conteúdos especializados sobre odontologia, reabilitação protética e outros tópicos relevantes.

 

Material Utilizado:

  • Dente Premium®

Autora:

  • Dra. Fernanda Werneck

Especialista em Prótese Dentária.

Professora do curso de Imersão em tratamento dos maxilares atróficos, IPENO – Florianópolis.

E-mail: fe.werneck@hotmail.com

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todas as novidades e atualizações do nosso blog.

Cadastre seu e-mail

Confirme que você gostaria de receber comunicações Informe um e-mail válido

Compartilhe