Bem-vindo ao nosso Blog
Imagem da notícia: Variotime® na confecção de laminados minimamente invasivos.

Variotime® na confecção de laminados minimamente invasivos.

Resumo:

A utilização de materiais de precisão nas abordagens cerâmicas pode evitar grandes desgastes dentários e resultados imprevisíveis. Procedimentos de moldagem com silicone de adição é um método que fornece uma previsibilidade do tratamento restaurador. Assim, este relato clínico demonstra um tratamento para executar de forma mais precisa laminados de cerâmica de mínima espessura.

Introdução:

A odontologia estética restauradora deve ser realizada da forma mais previsível possível.1 Portanto, o planejamento restaurador é essencial para obter tratamento funcional e estético.

Nos casos de reabilitação funcional e estética, o objetivo do tratamento deve ser alcançado através de um diagnóstico. Um modelo de estudo é crucial para o sucesso do tratamento. O remodelamento pela adição da cera ao modelo preliminar permite parâmetros prévios estéticos da forma, do tamanho, e do comprimento. O enceramento diagnóstico pode ser considerado o primeiro passo no planejamento da reabilitação estética. Isso serve como uma ferramenta de comunicação eficaz entre o dentista, o paciente e o técnico de laboratório dentário2.

Após o procedimento de planejamento, enceramento e mock-up, a odontologia minimamente invasiva deve ser selecionada quando possível. Os laminados de espessura mínima têm excelentes propriedades em longo prazo e baixa taxa de falha3.

Portanto, o objetivo deste trabalho é demonstrar um caso com enceramento aditivo e mock-upm para o planejamento e tratamento restaurador com laminados cerâmicos de espessura mínima.

Relato do Caso Clínico:

Paciente de 36 anos, de gênero masculino, apresentou-se insatisfeito com o seu sorriso. O paciente estava preocupado com a forma de seus dentes superiores e presença de desgaste dental (Figuras 1A e 1B). As imagens radiográficas foram obtidas e um exame clínico foi realizado.

Foi realizada profilaxia dentária e foram obtidos moldes para o clareamento dental caseiro por 4 semanas com peróxido de carbamida 10% (Figura 2). Nesses modelos as restaurações de cera foram feitas para definir a forma, tamanho e auxiliar no planejamento do tratamento (Figura 3).

Foi feita a seleção da cor dos dentes do paciente. Após o enceramento, foi fabricado um molde de silicone de reação de adição (Variotime®, Kulzer, Alemanha). O molde de silicone feito foi preenchido com uma resina bis-acrilica com pressão até que o material reagisse totalmente. Este procedimento de mock-up é uma ferramenta fiel de comunicação entre o paciente e o dentista, e entre o dentista e o técnico.

Os dentes aprovados pelo paciente foram então preparados. A moldagem foi feita usando fios de retração e silicone de adição (Variotime®) (Figura 4). As restaurações provisórias foram feitas e o paciente utilizou essas restaurações durante alguns dias para testar se o tratamento restaurador planejado.

Os laminados cerâmicos foram fabricados e aprovados após verificação da adaptação e cor das restaurações. Foi utilizada uma pasta try-in para seleccionar a cor adequada do cimento. Os laminados foram então lavados para remover a pasta de ensaio e secos ao ar. As superfícies internas foram condicionadas com ácido fluorídrico 5% durante 20 segundos com água corrente, secas com uma seringa de ar. Foram silanizadas e secos durante 60 segundos. O adesivo GLUMA® Bond5 (Kulzer) foi aplicado.

O mesmo sistema adesivo foi aplicado à superfície do dente. A restauração foi ligada com um agente cimento fotopolimerizável. O cimento foi aplicado e as facetas foram cuidadosamente assentadas sobre os dentes. O excesso de cimento gengival foi removido e a polimerização foi realizada durante 120 segundos em cada dente. As restaurações finais podem ser observadas nas Figuras 5A e 5B.

Conclusão:

A moldagem com material de precisão pode facilitar o trabalho do dentista e protético para proporcionar um tratamento conservador e estético.

Material utilizado:

• Variotime®

Autores:

• Leonardo Fernandes da Cunha
• Ana Carolina Portes Pasmadjian
• Gabriella Resende Allig

Palavras-chaves:

cerâmicas; facetas dentárias; estética dentária.

Fotos do caso:

Figura 01A - Vista aproximada frontal a dos dentes anteriores apresentando desgaste.
Figura 01B - Vista aproximada frontal a dos dentes anteriores apresentando desgaste.
Figura 02 - Após o clareamento dental casero.
Figura 03 - Encerramento diagnóstico.
Figura 04A - Molde com Variotime®.
Figura 04B - Detalhes da moldagem com Variotime®.
Figura 5A - Laminados crerâmicos cimentados.
Figura 5B - Sorriso final.

Referências:

1. Reshad M, Cascione D, Magne P. Diagnostic mock-ups as an objective tool for predictable outcomes with porcelain laminate veneers in esthetically demanding patients: a clinical report. J Prosthet Dent 2008;99:333–339.
2. da Cunha LF, Reis R, Santana L, Romanini JC, Carvalho RM, Furuse AY. Ceramic veneers with minimum preparation. Eur J Dent 2013;7:492–496.
3. Layton DM, Clarke M, Walton TR. A systematic review and meta-analysis of the survival of feldspathic porcelain veneers over 5 and 10 years. Int J Prosthodont 2012;25:590–603.

 

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todas as novidades e atualizações do nosso blog.

Cadastre seu e-mail

Confirme que você gostaria de receber comunicações Informe um e-mail válido

Compartilhe