Bem-vindo ao nosso Blog

A Manufatura Aditiva na Odontologia: um novo mundo de possibilidades

Em 1986, Charles Hull introduziu a primeira tecnologia de impressão tridimensional (3D), e a indústria desenvolveu muitas tecnologias de fabricação diferentes, que foram aplicadas em vários campos. Em 1986, Hull patenteou a estereolitografia (SLA) e desenvolveu um sistema de impressão 3D. Em 1990, Scott Crump recebeu uma patente para modelagem de deposição fundida (FDM). Desde então, a impressão 3D tem progredido cada vez mais.

A impressão 3D, também conhecida como manufatura aditiva, é uma tecnologia de fabricação avançada e promissora. Baseia-se em modelos digitais de desenho assistido por computador (CAD), utilizando materiais padronizados para criar objetos 3D personalizados por meio de processos automáticos específicos. É utilizado para prototipagem rápida, que tem sido amplamente utilizado nas áreas de indústria, design, engenharia e fabricação há quase 30 anos. Com o rápido desenvolvimento de novos materiais, tecnologias de impressão e máquinas, a impressão 3D provavelmente mudará completamente os modos tradicionais de ensino e execução profissional.

No campo da medicina, como traumatologia, cardiologia, neurocirurgia, cirurgia plástica e cirurgia craniomaxilofacial, a impressão 3D é frequentemente usada para no planejamento cirúrgico, materialização de dispositivos cirúrgicos personalizados e principalmente na comunicação médico-paciente.

No campo da Odontologia, suas aplicações variam desde Prótese Dentária, Cirurgia Oral e Maxilofacial, Implantodontia até Ortodontia, Endodontia e Periodontia.

Devido à sua produção rápida, alta precisão e personalização, próteses totais e próteses sobre implantes são mais previsíveis de obter. Além disso, as aplicações da impressão 3D em Odontologia podem auxiliar no fornecimento aos pacientes de custos mais baixos e serviços mais personalizados e simplificar o complexo fluxo de trabalho relacionado à produção de dispositivos odontológicos. Por exemplo, antes da

popularização das tecnologias de impressão 3D, a restauração eram geralmente fabricada por fresagem. Atualmente, as restaurações impressas em 3D podem ser realizadas e tem apresentado diversas vantagens. Alguns estudos mostraram que os valores da adaptação cervical e do espaço interno das restaurações impressas em 3D são significativamente inferiores aos das restaurações fresadas. Por exemplo, as coroas dentárias são geralmente fabricadas a partir de modelos de gesso tradicionais e, atualmente, as coroas dentárias fabricadas a partir de escaneamentos intraorais e posteriormente da obtenção de modelos impressos também já estão populares. No entanto, um estudo recente mostrou que o ajuste das coroas fabricadas com impressão 3D pode ser inferior ao do modelo de gesso, sugerindo que as tecnologias de impressão 3D são tecnologias promissoras e ainda exigem cuidado, recomendando-se a utilização de sistemas controlados, como o Sistema cara® Print 4.0 pro (Kulzer, Hanau-Alemanha). Porém existem estudos onde o processamento de materiais de impressão 3D não apresentou resultados previsíveis. Acredita-se que isto está mais relacionado a utilização de sistemas não controlados durante todo o processo e ao tipo de material de impressão.

As tecnologias de impressão 3D permitem fabricar rapidamente peças únicas e pequenas, formatos complexos, moldes e modelos. Tem muitas vantagens, tais como alta utilização de materiais, elevados benefícios econômicos e a produção de determinados produtos em escala sob demanda com pequeno desperdício de material.

Com o desenvolvimento da tecnologia digital, existem diferentes materiais para serem utilizados com a manufatura aditiva (impressão 3D).

Abaixo uma sequência ilustrativa com diferentes aplicações obtidas por manufatura aditiva como placas oclusais, guias cirúrgicas, dentes temporários, prótese totais, próteses parciais removíveis temporárias, modelos de estudo e funcionais, protetores bucais esportivos, mock up e modelo personalizado, com o sistema controlado cara® Print 4.0 pro e as resinas – dima®Print Stone Beige, dima®Print C&B Temp, dima®Print Guide & Tray, dima®Print Gingiva Mask, dima®Print Digital Denture, dima®Printmouth Guard, dima®Print Splint Clear (Kulzer, Hanau-Alemanha). O propósito é introduzir aos profissionais uma nova

tecnologia que garante previsibilidade, com a demonstração das diferentes aplicações por meio da manufatura aditiva (Impressão 3D).

Trabalhos Clínicos e laboratoriais – Placas oclusais, guias cirúrgicas, dentes temporários, prótese totais, próteses parciais removíveis temporárias, modelos de estudo e funcionais, protetores bucais esportivos, mock up e modelo personalizado – dima®Print Stone Beige, dima®Print C&B Temp, dima®Print Guide & Tray, dima®Print Gingiva Mask, dima®Print Digital Denture, dima®Printmouth Guard, dima®Print Splint Clear (Kulzer, Hanau-Alemanha).

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todas as novidades e atualizações do nosso blog.

Cadastre seu e-mail

Confirme que você gostaria de receber comunicações Informe um e-mail válido

Compartilhe