Bem-vindo ao nosso Blog
Imagem da notícia: Como confeccionar modelos de impressão 3D odontológicos de forma fácil e rápida?

Como confeccionar modelos de impressão 3D odontológicos de forma fácil e rápida?

Modelos de impressão 3D precisos são fundamentais para os trabalhos protéticos, e sua confecção, muitas vezes, é vista como uma tarefa tediosa. A manufatura aditiva oferece economia de tempo e materiais alternativos. 

Ao longo deste artigo, serão delineados os passos desde a definição dos limites do modelo no software CAD até a fase final de polimerização, destacando a importância de parâmetros específicos e técnicas pós-impressão.

Passo a passo da manufatura de modelos de impressão 3D

Este passo-a-passo mostra como os modelos odontológicos são facilmente produzidos com a cara® Print 4.0

  • No software CAD, você define primeiro os limites do modelo e, em seguida, os parâmetros da base do modelo. A forma dos dados e os parâmetros de ajuste podem ser adaptados individualmente. Pode-se adicionar um rótulo de identificação. Os parâmetros do material a ser impresso são ajustados para a produção dos orifícios do modelo. Neste ponto, é crucial que os parâmetros estejam combinando com o material usado. Em seguida, pode-se proceder à exportação do arquivo.stl para iniciar.

  • O modelo construído é importado para o cara® Software CAM com todos os dados. Os elementos são posicionados diretamente na plataforma, sem tocar uns aos outros. Para garantir um ajuste ideal, coloque os troqueis na mesma orientação que eles teriam quando colocados nas cavidades do modelo.
  • Para um contato seguro com a plataforma de construção, o modelo e todos os troqueis são posicionados com o mesmo valor negativo no eixo Z. (A plataforma fica então marcada em vermelho. Sob um olhar na porção de baixo, os elementos posicionados são mostrados em cinza).

  • Os dados para impressão são importados para a impressora via USB ou rede. O material e a espessura das camadas são selecionadas na impressora.

  • A bandeja de material deve estar limpa e livre de contaminação, e o material manuseado conforme as instruções de uso. O material deve ser preenchido na linha máxima.

  • Após a impressão, o modelo é lavado com isopropanol. Ele pode ser destacado da plataforma com uma espátula adequada da Kulzer.

  • O modelo é limpo em um processo de duas etapas, manualmente, com um banho ultrassônico ou num dispositivo especial de lavagem, de acordo com as instruções de uso entre os banhos de limpeza, e depois todos os objetos devem ser secos com ar comprimido.

  • Para atingir sua dureza final, o modelo é polimerizado duas vezes em um equipamento fotopolimerizador Kulzer (por exemplo, HiLite Power 3D) por 180 segundos cada vez.

  • MODELOS FINALIZADOS: Com este processo, modelos para implante, modelos de estudo ou modelos para a reprodução de alinhadores, também podem ser facilmente produzidos.

Passo-1-
Passo-2
Passo-3
Passo-4
Passo-5
Passo-6
Passo-7
Passo-8
Passo-9

Conclusão

A aplicação eficiente da tecnologia de impressão 3D na odontologia, conforme descrito neste guia passo a passo, oferece uma abordagem acessível e eficaz para profissionais que buscam aprimorar a precisão e a rapidez na criação de modelos odontológicos essenciais para procedimentos protéticos.

Mais informações sobre a tecnologia de impressão 3D podem ser encontradas no site da Kulzer. Clique aqui e saiba mais!

Veja como é simples trabalhar com o software cara® CAM:

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todas as novidades e atualizações do nosso blog.

Cadastre seu e-mail

Confirme que você gostaria de receber comunicações Informe um e-mail válido

Compartilhe