Bem-vindo ao nosso Blog
Imagem da notícia: Resultado do uso de diferentes líquidos com a HeraCeram

Resultado do uso de diferentes líquidos com a HeraCeram

Você sabia que o uso de corantes propilenoglicol e líquidos mais viscosos, que não fazem parte da linha da HeraCeram®, pode resultar em um efeito acinzentado da cor do dente por perda de valor?

Confira o estudo realizado pelo Técnico em Prótese Dentária e especialista da linha HeraCeram®, Giam Fornari, e confira a diferença de resultado.

Materiais Utilizados:

HeraCeram® Zirkonia 750

Autor:

• Técnico em Prótese Dentária – Giam Fornari-Consultor Kulzer para HeraCeram®

Fotos:

Fig. 1: Propilenoglicol manipulado
Fig. 2: Líquido de modelar viscoso X
Fig. 3: Líquido de modelar viscoso Y.Em fundo preto vê-se nitidamente o aspecto acinzentado da massa de dentina transpa B1 em comparação à cor B1 da escala Vita, comgrande perda de valor, devido a interferências dos diferentes líquidos usados para modelar
Fig 4:Mesmo em fundo branco observa-se a nítida perda de valor, das três amostras estratificadas na mesma cor, usando diferentes líquidos para modelar
Fig. 5: Corante
Fig. 6

Resultado a partir da estratificação realizada com os líquidos de modelar ML e MLS da linha HeraCeram®(Fig.6).

Nota-se claramenteo alcance do resultado de cor, comparado à escala Vita®. Mesmo estando com fundo escuro, observa-se a manutenção do valor, diferentemente do que se tem quando outros líquidos são utilizados.

A ciência por trás dos fatos:

Componentes orgânicos, como o glicerol, são misturados em alguns líquidos. Estes retardam o processo de secagem do líquido e podem também afetar as características de manipulação do material, por exemplo, dando mais estabilidade de modelagem, permitindo com isso, uma estratificação mais fácil da cerâmica; no entanto, por outro lado, promovem maior contração da cerâmica.

O desafio com esses componentes é que eles têm alta pressão de vapor e temperaturas de ebulição mais altas, para que não evaporem completamente da cerâmica durante a pré-secagem. Durante a queima subsequente da cerâmica, os resíduos orgânicos presos na cerâmica são queimados e o carbono permanece. Isso leva ao acinzentamento da cerâmica. Quanto menor a temperatura de queima da cerâmica, maior o risco de os líquidos não queimarem completamente. O mesmo problema também pode ser causado pela mistura de corantes inadequados ou pelo uso de líquidos que reproduzem a cor da cerâmica após a queima final.

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todas as novidades e atualizações do nosso blog.

Cadastre seu e-mail

Confirme que você gostaria de receber comunicações Informe um e-mail válido

Compartilhe