Bem-vindo ao nosso Blog
Imagem da notícia: Guia cirúrgico por manufatura aditiva

A cirurgia guiada por auxílio de ferramentas digitais é altamente recomendada para diagnóstico abrangente e planejamento próteses sobre implantes. A partir disso, o uso do guia cirúrgico possibilita a correta instalação do implante, proporcionando maior probabilidade de sucesso no resultado do tratamento, reduzindo o risco de complicações técnicas e biológicas. 

Neste artigo, vamos abordar a relevância da cirurgia guiada por ferramentas digitais no planejamento de próteses odontológicas. Apesar das vantagens dessas inovações, a precisão na cirurgia guiada sem anilhas ainda é essencial. Recomenda-se o uso de sistemas de impressão controlados, validados em todas as etapas, para assegurar resultados confiáveis. 

Introduzindo o Sistema cara® Print 4.0 pro, composto por impressora, software e resinas de alta qualidade, convidamos os profissionais a explorarem essa solução avançada para aprimorar a precisão e eficácia na cirurgia guiada odontológica.

A evolução do guia cirúrgico

Ao longo dos anos, várias pesquisas, incluindo estudos prospectivos, ensaios controlados randomizados e revisões sistemáticas, foram escritas relatando um nível crescente de precisão de implantes virtualmente planejados/modelos colocados.

O primeiro tipo de guias cirúrgicas desenvolvido possuía anilhas metálicas para conduzir as brocas cirúrgicas. Recentemente, as guias cirúrgicas sem anilhas metálicas foram desenvolvidas e introduzidas no mercado odontológico com o objetivo de tornar o fluxo de trabalho da cirurgia guiada mais rápido e fácil. 

A ausência de anilhas metálicas gera algumas vantagens como redução de custos, menor necessidade de espaço interdental e personalização mais fácil. Porém este tipo de design sem anilha necessita de precisão para se atingir o objetivo final.

Para a obtenção de melhores resultados uma dica seria utilizar de sistemas de impressão controlados, ou seja, onde todas as etapas estão validadas pela empresa, desde as resinas, software de fatiamento, impressora 3D e o sistema de lavagem e cura, e assim garantir resultados confiáveis e previsíveis.

cara® Print 4.0 pro: revolucionando a cirurgia guiada com tecnologia de ponta

Convido vocês a conhecerem o completo Sistema cara® Print 4.0 pro, composto pela impressora cara® Print 4.0 pro, software cara® Print CAM 2.0, cara® Print Clean pro e cara® Print LEDCure. Podemos adicionar as excelentes resinas, como nos casos abaixo dima® Print Guide, que integram a família cara® Print.

Fotos:

Imagem 1
Imagem 2

Figuras 1 e 2: Guia cirúrgica, com e sem anilha metálica, obtida por manufatura aditiva pelo sistema Sistema cara® Print 4.0 pro (Kulzer, Hanau-Alemanha) e resina dima® Print Guide (Kulzer, Hanau-Alemanha). Etapa fundamental para garantir precisão e previsibilidade no processo clínico.

Saiba mais no blog da Kulzer!

Para continuar explorando as últimas tendências, dicas e avanços na odontologia, convidamos você a acessar nosso blog na Kulzer. Amplie seu conhecimento e mantenha-se atualizado sobre as mais recentes inovações no campo odontológico. Descubra mais em nosso blog agora!

Perguntas frequentes

Abaixo, separamos algumas das dúvidas mais frequentes relacionadas ao tema deste artigo. Confira também: 

O que é um guia cirúrgico?

Um guia cirúrgico é um dispositivo personalizado usado em procedimentos cirúrgicos para orientar o posicionamento preciso de instrumentos ou implantes, baseado em imagens médicas prévias do paciente.

O que é manufatura aditiva?

Manufatura aditiva é um processo de fabricação que constrói objetos tridimensionais camada por camada, adicionando material de forma controlada, utilizando tecnologias como impressão 3D.

Quais os benefícios do guia cirúrgico para implantes?

O guia cirúrgico para implantes oferece maior precisão na colocação dos implantes, reduzindo complicações e melhorando os resultados. Ajuda no planejamento prévio, aumentando a eficácia e minimizando o tempo de procedimento.

Quanto tempo leva para produzir um guia cirúrgico utilizando manufatura aditiva?

O tempo necessário para produzir um guia cirúrgico utilizando manufatura aditiva pode variar dependendo da complexidade do guia, do tipo de tecnologia de impressão 3D utilizada e da capacidade da máquina.

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todas as novidades e atualizações do nosso blog.

Cadastre seu e-mail

Confirme que você gostaria de receber comunicações Informe um e-mail válido

Compartilhe