Bem-vindo ao nosso Blog
Imagem da notícia: Restaurações com dima®Print C&B temp

Restaurações com dima®Print C&B temp

A manufatura aditiva tornou-se uma realidade na Odontologia moderna. A impressão de modelos, guias cirúrgicas, placas miorrelaxante, restaurações indiretas e até próteses totais podem ser confeccionadas em laboratórios e consultórios. O desafio agora é desenvolver materiais eficientes com durabilidade e a biocompatibilidade para utilizar como restaurações finais, ou de longa duração. 

A impressão 3D tem o potencial de produzir restaurações a custos ainda menores quando comparados à fresagem, que apresenta limitações em relação às geometrias complexas, impossibilidade de desenvolver um gradiente funcional personalizado e grande descarte de sobras dos materiais.  

Ela abre um leque de novas oportunidades. Imagine se inspirar no modelo biomimético de um dente natural, reproduzindo as camadas de esmalte e dentina com espessuras de 0,1mm. Já existe esta possibilidade na manufatura aditiva, porém apenas para materiais poliméricos. 

 A grande vantagem da impressão 3D está associada a eficiência produtiva do processo no quesito volume de trabalho x tempo. 

Cabe ressaltar a grande limitação está relacionada ao pós-processamento. Os solventes utilizados enfraquecem os materiais e as próprias características dos polímeros (ésteres à base de metacrilato) geram instabilidade dimensional. O pós-processamento adequado é imprescindível. Os sistemas controlados ganham espaço e podem superar estas limitações. 

A indústria busca um novo oligômero (polímero de cadeia longa) resistente a fratura, à umidade e estabilidade de cor pela incorporação de nanopartículas cerâmicas. 

Confira abaixo uma sequência ilustrativa de um caso clínico estético de uma faceta, onde a restauração foi obtida com a resina dima®Print C&B temp. O propósito é ampliar as possibilidades de indicação e utilização desta família de materiais para facilitar o nosso dia a dia clínico. 

1
2
3
4
5
6

Figuras 1 – 6: Restauração indireta (elemento 12) confeccionada com a resina dima®Print C&B temp por meio do sistema cara® Print 4.0 pro .

Observe a sequência clínica de prova da restauração indireta. 

Referências 

 Griffin JD. Durable, contemporary cementation of lithium-disilicate crowns and veneers. Compend Contin Educ Dent. 2020;41(5):Supp1. 

Corbani K, Hardan L, Eid R, et al. Fracture resistance of three-unit fixed dental prostheses fabricated with milled and 3D printed composite-based materials. J Contemp Dent Pract. 2021;22(9):985-990. 

Quer conhecer mais sobre a dima®Print C&B temp? Clique aqui e acesse.

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todas as novidades e atualizações do nosso blog.

Cadastre seu e-mail

Confirme que você gostaria de receber comunicações Informe um e-mail válido

Compartilhe