Bem-vindo ao nosso Blog
Imagem da notícia: Charisma®: 3 décadas de longevidade, confiança e sucesso clínico.

Charisma®: 3 décadas de longevidade, confiança e sucesso clínico.

A evolução das resinas compostas ocorreu de forma rápida, principalmente na última década. No entanto, nem sempre essa evolução resultou em melhorias reais e definitivas em suas propriedades mecânicas e estéticas, pois muitas formulações são descontinuadas ou modificadas em um curto período de tempo, o que não é o caso da linha Charisma®.

Assim sendo, diferentes fabricantes propõem frequentes reformulações na composição dos materiais, inclusive descontinuando produtos. Essas mudanças frustram expectativas, causam confusão e obrigam o profissional a substituir seus materiais com frequência, o que dificulta a adaptação ao seu uso e compromete o resultado da restauração.

Tal constatação, afortunadamente não se aplica a todos os fabricantes, coroando a resina composta Charisma® como um dos materiais mais longevos, estáveis e sólidos na sua composição tendo sofrido apenas uma modificação ao longo dos anos, mantendo o seu nível de confiabilidade e sedimentando a sua qualifica hegemonia no mercado.

Os estudos clínicos e laboratoriais consagraram a resina composta Charisma®, mas a resina sucessora, Charisma® Classic, recebeu melhorias na composição, estabelecendo um adicional positivo em sua história já consagrada na odontologia restauradora. Uma pequena alteração na formulação e na composição de sua fase inorgânica resultou em um material com propriedades mecânicas e estéticas superiores.

A formulação e concentração das partículas de carga tiveram a principal alteração em relação à resina Charisma® original. Na resina Charisma®, havia uma concentração de cerca de 58% de partículas de carga chamadas Microglass® I, compostas por vidro de bário-alumínio fluoretado intercalado por partículas de sílica (dióxido de silício altamente disperso). Na resina Charisma® Classic, a concentração de partículas de carga foi aumentada para 61% com a introdução da tecnologia Microglass® II. Nessa nova formulação, a sílica dispersa foi substituída por partículas pré-polimerizadas, mantendo-se inalterada a composição da matriz orgânica. Essa alteração confere ao novo material superioridade estética e mecânica. Acompanhe a seguir os quesitos estéticos e mecânicos que constatam isso.

Ponto de vista estético da Charisma® Classic

» Melhoria estética, pois a tecnologia Microglass® II permite um alinhamento no índice de refração da luz entre matriz orgânica e partículas de carga;
» Cores opacas ainda mais efetivas;
» Fácil mascaramento de descolorações;
» Fácil gama de cores;
» Facilidade na escolha de cores;
» Brilho intrínseco e aumento;
» Melhoria no efeito camaleão;
» Restaurações ainda mais naturais (melhor efeito de mimetização).

Ponto de vista mecânico da Charisma® Classic

» Elevação da resistência flexural e à abrasão;
» Redução da contração de polimerização;
» Menor sensibilidade à luz;
» Elevação da radiopacidade.

Situações clínicas utilizando tanto a Charisma® como a Charisma® Classic

Para mais, a matriz orgânica permanecendo sem alterações, em associação com a nova composição das partículas de carga conferem, ainda ao material a manutenção de propriedades manipulativas já consagradas e que facilitam o trabalho do profissional, tais como a ótima consistência, baixa adesão ao instrumental, facilidade de acabamento e polimento.

Em que pese a importância dos testes laboratoriais, saliento que eles estão na base da pirâmide do processo científico onde, no topo, se situa a comprovação clínica.

Desta forma, o objetivo deste breve artigo, distante de ser científico, é ilustrar com a apresentação de casos clínicos a eficácia do material Charisma® e Charisma® Classic em reproduzir com excelência, a naturalidade na reprodução das estruturas dentais em diferentes procedimentos restauradores.

O mantra do momento cantado por muitos profissionais é o amor às resinas Premium (prêmio), termo utilizado aqui como sinônimo de especial, de luxo, diferenciado, extra, precioso, sofisticado, superior, valioso, de alta qualidade, alto padrão, primeira classe, primeira linha, classe A, passando a impressão que uma restauração se faz sozinha. Contudo, ter um material Premium não é o bastante. Isso é nada mais que constrangedor, uma vez que, valioso é o conhecimento e aprendizado do profissional que é aplicado durante a execução dos procedimentos.

Por outro lado, diferenciado é um material que se sustenta por mais de 3 décadas como a resina Charisma®, modificada uma única vez. Desta forma, aqui temos um verdadeiro atestado de confiabilidade e longevidade, digno de ser um prêmio para os profissionais.

Reanatomização de dentes conóides e fechamentos de diastemas

Fig. 01a: Presença de diastemas inferiores.
Fig. 01b: Fechamentos dos diastemas finalizados com resina Charisma®.
Fig. 02a: Presença de diastemas superiores.
Fig. 02b: Caso clínico concluído com Charisma® Classic (cor única).
Fig. 03a: Vista frontal com afastamento da presença de incisivos laterais superiores conoides.
Fig. 03b: Vista frontal do sorriso com as alterações de forma realizadas com Charisma®.
Fig. 03c: Vista inicial frontal em close-up do mesmo caso clínico.
Fig. 03d: Vista inicial frontal em close-up do caso concluído (resina Charisma®).

Facetas diretas

Fig. 04a: Vista frontal da presença de diastemas entre os incisivos centrais superiores e faceta insatisfatória em resina composta no dente 21.
Fig. 04b: Caso clínico concluído com resina Charisma®.
Fig. 04c: Vista da harmonização do sorriso da paciente.
Fig. 05a: Vista frontal do sorriso de uma paciente em tratamento ortodôntico com necessidade de alteração de forma do elemento 13 ao 23
Fig. 05b: Vista frontal do caso concluído por solicitação ortodôntica (resina Charisma® Classic, cor única).

Restauração de fraturas 

Fig. 06a: Restaurações insatisfatórias realizadas com resina composta nos elementos 11 e 21.
Fig. 06b: Novas restaurações realizadas com resina Charisma® (uma cor para dentina e uma cor para esmalte).
Fig. 07a: Fratura diagonal no elemento 21 em paciente jovem (dentição mista).
Fig. 07b: Restauração executada com resina composta Charisma (uma cor para dentina e uma cor para esmalte).
Fig. 08a: Fratura bi-lateral diagonal nos elementos 11 e 21 em paciente jovem (dentição mista).
Fig. 08b: Restaurações executadas com resina composta Charisma® Classic (uma cor para dentina e uma cor para esmalte).

Restaurações em dentes posteriores

Fig. 09a: Restauração no dente 26 realizada há 11 anos com resina Charisma®.
Fig. 09b: Mesma restauração após polimento e selamento superficial.
Fig. 10a: Restaurações inferioresnos elementos 46 e 47 realizadas há 11 anos com resina Charisma.
Fig. 10b: Repolimento e selamento superficial executados para manutenção.
Fig. 11: Restauração classe II MO realizada no dente 36 há 13 anos, com resina Charisma®.
Fig. 12a: Restauração classe II MO realizada no dente 46 há 24 anos, com resina Charisma®. Verifica-se desgaste generalizado e localizado pelo contato com a cúspide MP do dente 16
Fig. 12b: Nova restauração executada no dente 46, em substituição à anterior, realizada com resina composta Charisma® Classic

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todas as novidades e atualizações do nosso blog.

Cadastre seu e-mail

Confirme que você gostaria de receber comunicações Informe um e-mail válido

Compartilhe